Veja galeria de fotos do Clássico.

O Atlético está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro e o Coritiba está fora da Libertadores de 2012. O Furacão derrotou o Verdão, por 1 a 0, na tarde deste domingo, na Arena da Baixada, com gol do equatoriano Guerrón. Mesmo com a vitória, o Furacão não conseguiu evitar o rebaixamento para a Série B, já que o Cruzeiro venceu a sua partida, em Sete Lagoas. 

Atlético domina as ações no primeiro tempo, mas resultados não colaboram

Atlético e Coritiba entravam em campo com objetivos distintos. Enquanto o time da casa brigava para se manter na Série A, os visitantes lutavam por uma vaga na Libertadores. O clássico Atletiba já ganhava créditos de ser o mais importante da história do duelo.

Dentro de campo, as equipes apareceram com novidades. Pelo lado rubro-negro, Wagner Diniz e Cleber Santana eram as surpresas. No Verdão, Leandro Donizete e Marcos Aurélio retornavam ao time. A Arena da Baixada não estava lotada, mas o público que compareceu fez uma grande festa no início da partida.

Com a bola rolando, o Atlético dominou as ações no primeiro tempo. Foram poucos lances de perigo, mas o Furacão chegava bem, principalmente, pela direita, com Guerrón e Wagner Diniz. Para o Coritiba, restavam apenas as oportunidades criadas pelos contra golpes.

Longe da Arena da Baixada, o Cruzeiro fazia a sua parte e goleava o Atlético-MG. Péssimo resultado para o Furacão, que já sofria a queda para a Série B.

Coritiba volta apático e Furacão determina vitória

Para o segundo tempo, apenas o Coritiba mudou. Tcheco entrou na vaga de Everton Costa, que estava apagado no duelo. A modificação deu uma outra atitude ao Coxa, que partiu pra cima, mas sem muita eficiência. O Atlético explorava as bolas paradas, com Paulo Baier. Em uma delas, aos 27 minutos, o capitão atleticano colocou a redonda na cabeça de Guerrón, que testou para as redes: 1 a 0 para o Atlético.

Apático em campo, o Coritiba não mostrava reação e o Furacão seguia dominando a partida. O técnico Antônio Lopes optou por fechar o meio-campo e promoveu as entradas de Wendel e Renan. Com a vantagem administrada, o Atlético comemorou o resultado, mas lamentou o rebaixamento para a Série B. Para o Coxa, restou também lamentar, já que não conseguiu a vaga para a Libertadores.

Veja galeria de fotos do Clássico.