O interesse do Atlético no atacante Denis Marques, que está escanteado no Flamengo, demonstra que o clube persiste numa política que não tem trazido grandes resultados recentemente: a de se reforçar com jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra.

Atualmente, há no elenco seis que foram e voltaram ao Furacão. São Alex Mineiro, Claiton, Alan Bahia, Jean, Netinho e Anderson Aquino. Nenhum é titular. Além disso, Julio dos Santos poderá acertar seu retorno, aumentando a estimativa.

Do grupo de “velhos conhecidos” – com exceção de Alan Bahia e Netinho, que chegaram a ser titulares nesta temporada -, o volante Claiton sequer reestreou no clube desde que voltou ao Atlético, em julho de 2009, devido às duas cirurgias sofridas no tendão de Aquiles. Já Alex Mineiro, só agora recupera ritmo de jogo após quase um ano tratando de lesões em sequência.

Mas a mania atleticana de recontratar não é de agora. Em 2008, desembarcaram no CT do Caju outra leva de jogadores com história no Atlético, como o lateral Alberto, o zagueiro Gustavo, o meia Rodriguinho e o meia-atacante Kelly.

Nenhum deles rendeu o esperado e todos saíram do clube manchando a herança deixada anteriormente. Destes, o único em atividade atualmente é Rodriguinho, que está no Santos.

Dos que foram e voltaram, os que se deram melhor foram Alex Mineiro, que em 2007 fez um ótimo Campeonato Paranaense (foi artilheiro) e um bom Brasileirão – até se machucar contra o Grêmio -, o que resultou em sua contratação pelo Palmeiras, e Paulo Rink.

No início dos anos 90, ainda garoto, ele saiu do clube para ganhar experiência no futebol catarinense. Voltou e se consagrou ao formar um novo casal 20 com Oséas, entre 1995 e 1996.