Atlético tem a chance de quebrar escrita no Brasileiro

Além de tentar somar seus primeiros três pontos na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético vai buscar, contra o Fluminense, domingo, quebrar uma escrita que o persegue em estreias na Primeira Divisão: o de dificilmente largar com vitória. Nas 20 edições mais recentes da Série A, o Furacão estreou 11 vezes com derrota, obteve dois empates e somente em 7 oportunidades conseguiu vencer na primeira rodada da competição nacional, totalizando aproveitamento de 38%.

A mais recente vitória do Atlético na largada da Série A aconteceu na edição de 2008. Em Minas Gerais, o Furacão venceu o Ipatinga por 1 x 0, com gol anotado por Léo Medeiros. De lá pra cá, foram três derrotas do Rubro-Negro nas estreias da competição nacional: 2 x 0 para o Vitória, na Arena da Baixada; 2 x 1 para o Corinthians, fora de casa; e 3 x 0 para o Atlético-MG, na Arena do Jacaré.

Dessas 20 participações do Rubro-Negro na elite do futebol brasileiro, o Atlético estreou 10 vezes em Curitiba e outras 10 vezes fora de casa. Quando jogou em casa, o Furacão conseguiu quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, somando aproveitamento de 46%. A mais recente ocasião em que conseguiu um resultado positivo na largada da Série A, jogando com o apoio de seu torcedor, foi em 2003, quando venceu o Grêmio por 2 x 0, na Arena da Baixada. Nos anos de 2005 e 2006, o Furacão estreou em casa, mas perdeu para Ponte Preta (1 x 0) e Fluminense (2 x 1) respectivamente.

Já fora de casa, o rendimento do Atlético em estreias na Primeira Divisão cai consideravelmente. Nas dez partidas em que fez o primeiro jogo da Série A longe de Curitiba, o Furacão conseguiu apenas três vitórias e foi derrotado sete vezes, com pífio aproveitamento de 30%. Foi justamente longe da torcida que o Rubro-Negro obteve sua maior goleada em uma largada da Primeira Divisão. Na edição de 2007, o time atleticano fez 6 x 3 no Figueirense, em Florianópolis, e abriu a competição daquele ano em grande estilo.

Além do rendimento negativo do Atlético em estreias de Série A de Campeonato Brasileiro, enfrentar o Fluminense na largada da competição nacional não traz boas lembranças ao Furacão. Na Primeira Divisão de 2006, o Rubro-Negro enfrentou o tricolor carioca na primeira rodada e, em plena Arena da Baixada, foi derrotado por 2 x 1. Domingo, em Macaé-RJ, o time atleticano vai tentar mudar a escrita e largar com três pontos no seu retorno a elite do futebol nacional.