Atlético quer somar pontos no início do Brasileirão

O Atlético não quer repetir em 2008 os roteiros de suas últimas campanhas no Brasileirão. Amanhã, contra o Ipatinga, em Minas, o Furacão tenta largar no campeonato com o pé direito e dar início a uma arrancada rumo ao topo da tabela, já nas primeiras rodadas.

Desde que a fórmula por pontos corridos foi implantada, em 2003, o Rubro-Negro sempre teve desempenho melhor no 2.º turno. Em 2004, isso significou a consolidação de uma grande campanha e a briga pelo título até a última rodada. Mas de 2005 em diante, teve de reagir para fugir do rebaixamento.

As recuperações fizeram a torcida sonhar com uma vaga na Mas serviram apenas para garantir uma posição intermediária na classificação final, deixando a certeza de que um aproveitamento um pouco melhor no início poderia ter colocado o Atlético entre os líderes.

Escolados, os jogadores sabem que os pontos somados no início da competição valem o mesmo que os conquistados na reta final. Mas também que um bom começo pode dar ao grupo a tranqüilidade de trabalhar longe da pressão dos perseguidos pelo fantasma da Segundona. Além da confiança de estar entre os primeiros. Por isso, a vitória é o único interesse do elenco rubro-negro amanhã, no Ipatingão. ?Vamos pegar uma equipe caçula na Série A, que não está acostumada com a competição. Com todo respeito, é um adversário de quem temos que tirar pontos. E se começarmos bem, temos tudo para manter a regularidade e fazer um bom campeonato?, diz o zagueiro Danilo.

Conquistar três pontos na estréia é fundamental para que o time atinja o primeiro objetivo traçado por Ney Franco. ?Dividimos o 1.º turno em séries de cinco jogos. O primeiro é especial, de estréia, fora de casa. Depois, são três em casa e um fora. Nesses cinco primeiros, queremos dar uma arrancada inicial, o que é muito importante para o grupo pegar confiança?, planeja o treinador.

Após encarar o Ipatinga, o Atlético pega São Paulo e Galo, na Baixada. Depois, encara o Palmeiras, na capital paulista, e volta para casa para enfrentar o Goiás. ?Jogando da forma que atuamos contra o Coritiba, temos condições de somar esses pontos. O Ney falou que nos três primeiros jogos temos que tentar um aproveitamento de 100%?, revela o atacante Marcelo Ramos.

Mas essa meta é apenas o início de uma longa caminhada, cujo objetivo final é nada menos que o título do Brasileirão. ?Nos 19 jogos do 1.º turno, temos dez em casa e nove fora. Temos que tentar 100% de aproveitamento em casa. Fora, nossa equipe também jogará ofensivamente, procurando o resultado o tempo todo. Tem 12 a 13 equipes em condições de brigar pelo título e entre elas está o Atlético. Não podemos ter outro objetivo?, conclui Ney Franco.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.