Confronto

Atlético quer fugir da ZR e Grêmio quer ficar na ponta

Atlético e Grêmio fazem hoje à tarde, (16h) na Arena, um dos jogos mais esperados e importantes da rodada. Ambas as equipes necessitam da vitória, porém por motivos bem diferentes. O Furacão quer os 3 pontos para se afastar da zona da degola e dar sequência a recuperação no Brasileirão, que se iniciou na semana passada, inclusive com a estréia do treinador Geninho.

Do outro lado estará o Tricolor gaúcho, que precisa dos pontos para se manter como líder da competição. Em caso de tropeço, poderá abrir caminho para a ascensão do Palmeiras à liderança, isso se o time paulista fizer seu dever de casa diante do Vasco. Por todos esses fatores e também pelas características tradicionais da escola sulista de futebol é esperado um jogo equilibrado, com muita marcação e emoção.

Para o confronto, Geninho armou o Atlético no 3-5-2, mesmo esquema que venceu a Portuguesa na rodada anterior. As novidades são as entradas de Alan Bahia e Chico, como volantes, substituindo Valencia (suspenso) e Fernando (machucado). Para o treinador rubro-negro, além das jogadas aéreas -consideradas o ponto forte do adversário -, o que preocupa é o momento pelo qual passa o time gaúcho.

“A derrota em casa ocasionou a aproximação de outras equipes que brigam com o Grêmio pelo 1.º lugar. Isso trouxe uma responsabilidade maior para eles de não perder duas vezes seguidas. Então, eles vão tentar se recuperar aqui e isso é preocupante. Já é um bom time, bem armado, e ainda motivado para buscar uma reação, é claro que fica um adversário mais perigoso”, explicou Geninho.

Vitória

Para buscar os 3 pontos, o Atlético precisará furar o sistema defensivo gremista que atualmente é o menos vazado. Em 25 jogos, sofreu apenas 18 gols. Os encarregados por infernizar a zaga adversária serão Rafael Moura e Júlio César, que atuarão juntos pela 2.ª vez no Brasileirão. Rafael está há um tempo sem balançar as redes e afirma que o Atlético está preparado para enfrentar o Grêmio e tem suas armas para vencer. “O Atlético tem uma bola parada muito forte também. Vai ser uma briga de jogo aéreo. Mas acho que temos a vantagem de que com a bola no pé, somos um pouco mais rápidos e vamos tentar transformar essa rapidez numa arma”, finalizou.

Caso a vitória não aconteça, não é momento para desespero no lado atleticano. O próprio treinador Geninho não considera o jogo de logo mais como um divisor de águas. “Uma vitória contra o Grêmio, por ser a segunda consecutiva, vai dar uma motivação e credibilidade muito maior ao grupo. Mas não é esse jogo que vai definir até onde o Atlético pode ir, porque acredito que esse grupo pode demonstrar um futebol melhor e ainda vai render mais do que está rendendo. É apenas o início de um novo trabalho”, explicou.

Campeonato Brasileiro

2º Turno – 26ª Rodada

Atlético x Grêmio

Atlético

Galatto; Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo; Alberto, Alan Bahia, Chico, Ferreira e Netinho; Júlio César e Rafael Moura.

Técnico: Geninho

Grêmio

Victor, Léo, Jean e Rever; Paulo Sérgio, Rafael Carioca, Orteman, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel.

Técnico: Celso Roth

Súmula

Local: Joaquim Américo
Horário: 16h
Arbitro: Alício Pena Júnior (FIFA-MG)
Assistentes: Jair Albano Félix (MG) e Rodrigo Otávio Baeta (MG)