Atlético prepara lançamento de fundação

O Atlético está preparando mais uma novidade para os próximos meses. O novo estatuto do Furacão, aprovado na última segunda-feira, prevê a possibilidade de criação da Fundação Clube Atlético Paranaense. Uma iniciativa ainda rara no Brasil, mas bastante difundida na Europa e nos EUA.

Segundo o novo estatuto do Furacão, a fundação ainda terá que ser aprovada pelo Conselho Deliberativo. “É um projeto que caberá à nova gestão, que será eleita em dezembro, avaliar. Quando tiver definido como ela irá funcionar, será convocada uma nova reunião do conselho, para discutir e votar sua criação”, diz o assessor jurídico do clube, Gil Justen Santana.

Justen garante que não se trata de nenhuma manobra para perpetuar a atual diretoria, como desconfiam alguns torcedores. “Será uma entidade que desenvolverá programas sociais e culturais. Uma fundação é submetida a uma fiscalização muito maior que o próprio clube. Não será nada que possa interferir na administração, nem que coloque em risco o patrimônio do clube”, afirma.

Inspiração

No Brasil, o Internacional administra uma fundação desde 1976. Ela administra uma biblioteca, o museu e programas sociais do Colorado. Alguns dos principais clubes da Europa mantém entidades semelhantes. A mais famosa é a Fundação Barcelona, parceira do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a infância.

Real Madrid e Manchester United são outros exemplos, mas quem pode servir como um modelo mais próximo ao Rubro-Negro paranaense é o parceiro norte-americano FC Dallas, que tem sua fundação desde 2006.

O Atlético já promove ações e projetos sociais, como a escola de futebol no Jardim Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A idéia é ampliar consideravelmente a atuação do clube nesta área.