Atlético precisa da vitória sobre o Palmeiras de Alex Mineiro

Atlético e Palmeiras se enfrentam hoje, às 16h, na Arena, buscando objetivos
bem diferentes neste Brasileirão. O Furacão precisa dos três pontos para não correr o risco de figurar entre os times da zona de rebaixamento e dar início à reabilitação no campeonato, principalmente após os vexames nas últimas duas rodadas, quando foi derrotado pelo São Paulo, de virada (3 a 1), e goleado pelo Galo Mineiro (4 a 0). Já o Palmeiras ambiciona um triunfo em Curitiba para permanecer no G4 e encostar no líder da competição (Grêmio). Por tudo isso, a partida promete ser bem disputada e movimentada.

Para dar maior confiança ao time paranaense, ainda há um tabu em jogo. Na Arena, o Verdão ainda não teve o gostinho da vitória. Em seis confrontos foram quatro êxitos rubro-negros e dois empates. Porém, desta vez, o time paulista vem a Curitiba com armamento pesado. Tem o ataque mais positivo do Brasileirão (38 gols), ao lado de Grêmio e São Paulo, e conta com o artilheiro Alex Mineiro, que jogará pela primeira vez na Arena contra o time que o consagrou e no qual é ídolo. Vale lembrar que no jogo válido pelo 1.º turno, Alex foi o responsável por decretar a vitória palmeirense por 1 a 0.

Mesmo com todo esse cartaz, o Furacão não fará uma marcação especial no artilheiro. “Não faremos porque estrategicamente o Vanderlei tira o Alex da área e empurra os dois homens do meio-campo para penetrar na defesa. Então tem que se ter muita atenção na movimentação do Alex, porque ela abre espaços na marcação”, explicou Mário Sérgio.

Time

Para enfrentar o Palmeiras, o comandante atleticano ainda não poderá contar com todos os jogadores entregues ao departamento médico. Mas já terá novas alternativas no banco de reservas. Um dos que atletas que tem possibilidade de entrar no decorrer da partida é o volante Fernando, que fez sua estréia na Sul-Americana.

No entanto, o time que entrará no gramado da Arena é praticamente o mesmo que foi derrotado pelo Galo Mineiro, em Belo Horizonte. As novidades são o zagueiro Danilo, que cumpriu suspensão, e o goleiro Galatto, recuperado de lesão.

Os gringos Ferreira e Julio dos Santos também têm presença confirmada. O paraguaio, que teve atuação muito contestada em Belo Horizonte, acredita que terá melhor desempenho neste domingo. “Esse jogo será muito importante devido à situação que estamos na tabela.

E, jogando em casa, temos que ganhar. Sei que não estive bem na última apresentação porque estava muito cansado fisicamente. O desgaste contra Ipatinga e São Paulo foi grande pra mim, já que venho de muito tempo sem jogar”, analisou.

Vitórias

Para Galatto, a única maneira de o clube sair dessa situação desagradável é vencer jogos em seqüência, até porque o Atlético está à beira da zona de rebaixamento. “É obrigação vencer na Arena. Vamos conseguir a vitória com o apoio do torcedor. Estamos numa situação delicada. Mas estamos concentrados e sabemos das dificuldades. Somente com as vitórias a confiança retornará”, afirmou o goleiro Um dos pontos vulneráveis do Palmeiras é o sistema defensivo em jogadas de bolas aéreas.

Quase metade dos gols sofridos pelo time paulista foram provenientes deste tipo de jogada. Sabedores deste “defeito”, os dois técnicos trabalharam em cima disso. Se de um lado Vanderlei Luxemburgo treinou exaustivamente o posicionamento de seus defensores, Mário Sérgio acredita no potencial ofensivo de seus atletas nas bolas alçadas. “Você tem que criar algo na bo,la parada porque ela é decisiva, principalmente as bolas laterais”, disparou.

Luxa reforça bateria antiaérea

O Palmeiras vai bater de frente hoje com o Furacão, já que utilizará o mesmo sistema de jogo: 3-5-2. Vanderlei Luxemburgo armou a equipe com três zagueiros para tentar minimizar os problemas com bolas alçadas em sua área, já que dos 27 gols sofridos pelo Verdão, 12 foram neste tipo de jogada. Com a nova formação, Gustavo entra na zaga para atuar ao lado de Jéci, ex-Coritiba, e Gladstone.

O lateral-esquerdo Leandro cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo e será substituído por Jefferson. Elder Granja, recuperado de lesão no tornozelo esquerdo, entra na lateral direita. Jumar retorna ao meio-campo, após a suspensão automática. Martinez e Evandro compõem o banco de reservas. (CB)

CAMPEONATO BRASI­LEIRO

1º Turno – 23ª Rodada

ATLÉTICO x PALMEIRAS

Atlético

Galatto; Danilo, Antônio Carlos e Chico; Rodrigui­nho, Renan, Alan Bahia, Ferreira e Márcio Azevedo; Julio dos Santos e Pedro Oldoni.

Técnico: Mário Sérgio

Palmeiras

Marcos; Gladstone, Jéci e Gustavo; Élder Granja, Ju­mar, Sandro Silva, Diego Souza e Jéfferson; Kléber e Alex Mineiro.

Técnico: Vanderlei Lu­xemburgo

Súmula

Local: Joaquim Américo

Horário: 16h

Árbitro: Sandro Meira Ric­ci (DF)

Assistentes: César Au­gusto de Oliveira Vaz (DF) e Renato Miguel Vieira (DF)