Ao que tudo indica, o Atlético deverá ter dificuldades no Campeonato Paranaense do ano que vem. O Furacão deverá repetir a fórmula deste ano, quando colocou em campo sua equipe Sub-23 no Estadual, e mesmo assim terminou com o vice-campeonato. A base do time que vai disputar a competição estadual do ano que vem disputou o Campeonato Brasileiro Sub-20, no Rio Grande do Sul e, a pior campanha do seu grupo, que tinha como oponentes Cruzeiro, Criciúma, Botafogo e Grêmio, mostrou que o técnico Arthur Bernardes, que vai comandar o Ventania no Paranaense, terá muito trabalho pela frente.

A base do time que atuou nas quatro partidas do Atlético durante a disputa da competição nacional contou com jogadores que participaram da campanha no Paranaense deste ano. O goleiro Hugo, o lateral-direito Jean Felipe, o zagueiro Léo Pereira, os volantes Maycon Canário e Otávio, o armador Marcos Guilherme e, principalmente o atacante Douglas Coutinho, mesmo com a experiência adquirida no primeiro semestre de 2013 não conseguiram ajudar o Furacão no Campeonato Brasileiro Sub-20.

De volta a Curitiba, o técnico Arthur Bernardes deverá intensificar os trabalhos até a estreia no Paranaense, dia 19 de janeiro, contra o Prudentópolis, fora de casa. Com o desempenho abaixo da média no Campeonato Brasileiro Sub-20, o treinador deverá requisitar a contratação de alguns reforços para que o Atlético, mesmo sem atuar com seu time principal, não seja um mero coadjuvante no Estadual de 2014.