Atlético pode passar o Paraná na média de público

O clássico de sábado não servirá apenas para o Atlético carimbar o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Há um outro componente que vem fazendo rubro-negros e tricolores travarem uma disputa rodada a rodada desde o início da Segundona. Trata-se do público que vêm conseguindo levar aos estádios. Apesar de baixa, a média de público das equipes está muito próxima. O Paraná Clube, após 19 partidas como mandante na Vila Capanema, cravou média de 3.296. Já o Furacão, com média de 3.197, precisa levar ao Ecoestádio pelo menos 5.100 pagantes para ultrapassar o rival neste quesito. Frise-se que nunca em competições nacionais, em que ambos estiveram disputando, o Atlético ficou atrás do Paraná Clube em média de público.

 

Como o Ecoestádio foi autorizado a receber público equivalente a uma carga de 6.660 ingressos – 660 irão para a torcida do Paraná Clube -presume-se que o Atlético conseguirá ultrapassar o rival. Aliás, é graças ao estádio do J. Malucelli que o Rubro-Negro conseguiu encostar no Tricolor. No primeiro turno da Série B, quando mandou boa parte de seus jogos em Paranaguá, o Furacão viu o rival cravar uma média de público que foi o dobro da sua. Os paranistas receberam 4.641 torcedores por partida, enquanto os atleticanos levaram 2.306 por jogo. Naquela fase do campeonato, o melhor público do Paraná foi no clássico contra o Atlético: 9.241 pagantes. Já o do Atlético no Caranguejão foi contra o Vitória: 4.768 pagantes.

 

No segundo turno, inverteram-se os papeis. O Paraná Clube, conforme foi se distanciando da luta por vaga no G4, viu seu público minguar. A ponto de a média ter ficado 1.801 nesta fase da Série B. Já o Rubro-Negro embalou e sua torcida fez a média de público subir de elevador. O clube chega em sua última partida como mandante com média de 3.815 no returno. Contra o Guaratinguetá, o Furacão cravou seu melhor público atá aqui: 5.426 pagantes. A marca pode ser ultrapassada se pelo menos 85% dos ingressos de sábado forem vendidos.

No entanto, apesar de a disputa por melhor média de público gerar uma disputa particular entre Atlético e Paraná Clube, as duas equipes não têm nada do que se orgulhar nesta Série B, em termos de capacidade de mobilizar suas torcidas. A posição deles no ranking de público é modesta – o Tricolor é 10.º e o Furacão 11.º. Bem distante do G4 de público da Série B, que tem Vitória (15.148), Goiás (12.862), Criciúma (9.954) e Ceará (8.636) como ocupantes. Os motivos são vários, mas entre eles, no caso tricolor, destaca-se o fato de o clube estar disputando sua 5.ª Série B como coadjuvante. Já o Furacão, com a Arena da Baixada fechada para reformas, viu os atleticanos se disperçarem. Terça-feira mesmo, na CPI das Obras da Copa, na Assembleia Legislativa, o presidente Mário Celso Petraglia admitiu a perda de 10 mil sócios com a desativação do estádio.