Em 9.º lugar na Série B do Brasileiro, com 17 pontos, e a 8 do G4, o Atlético tentará reduzir o prejuízo nos dois jogos seguidos que fará fora de casa, diante de Guarani, sábado, e Guaratinguetá, na próxima terça-feira. A meta traçada no CT do Caju é de buscar duas vitórias seguidas, com o objetivo de reaproximar o time do grupo dos quatro que se classificam para a Série A. “O ideal para nós é correr atrás dos seis pontos. Nós vamos lutar para isto”, diz o técnico Jorginho.

continua após a publicidade

O discurso do treinador é repetido pelos jogadores. De acordo com o volante João Paulo, a equipe precisa dar uma resposta depois da derrota por 1 x 0, em Paranaguá, para o Vitória. “A torcida pode ficar tranquila, O Jorginho está passando muita confiança pra gente e, com certeza, nestes dois jogos vamos trazer os seis pontos. Nosso foco é este, ganhar estes dois jogos e chegar ao G4”, garante o jogador.

Para cumprir o objetivo, porém, o Furacão terá que superar seu retrospecto ruim como visitante. Em 44 jogos disputados no ano, o time venceu apenas 9 vezes fora de casa. Além disso, raramente conseguiu duas vitórias seguidas no reduto dos adversários. Nesta temporada, este tipo de sequência aconteceu apenas em duas ocasiões: a primeira, nas rodadas iniciais do Campeonato Paranaense, em janeiro, quando bateu o Operário (1 x 0) e o Rio Branco (2 x 1). A sequência voltou a acontecer em março, mas por competições diferentes. O time derrotou o Toledo ( 2 x 0) pelo Estadual e bateu o Criciúma ( 2 x 1 ) pela Copa do Brasil.

O desempenho fora de casa, na Série B, também não é dos melhores. Em seis jogos, aconteceram somente duas vitórias: na estreia, diante do Joinville, por 4 x 1, e frente ao Avaí, por 2 x 1, na 11.ª rodada. Sob o comando de Jorginho, o Rubro-Negro disputou duas partidas como visitante, contra o América-MG e o Avaí, e obteve um triunfo, diante dos catarinenses.

continua após a publicidade

O treinador reconhece que o time precisa melhorar seu rendimento, mas vê uma melhora no aproveitamento, depois de sua chegada ao clube. “Nós jogamos duas vezes fora de casa. Ganhamos uma e perdemos outra. Então, são 50%, sob o meu comando. Disputamos um total de 15 pontos e ganhos 10. Se tivessemos isto desde o começo, talvez estivéssemos numa situação melhor”, argumenta.