E a lógica, mais uma vez, prevaleceu. Sem contar com sete jogadores considerados titulares de seu plantel, o Atlético Paranaense foi ao Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (12), e acabou derrotado pelo Vasco da Gama. O único gol da partida foi marcado por Leandro Amaral, aos 35 minutos da segunda etapa.

continua após a publicidade

Num dos jogos mais fracos tecnicamente do Campeonato Brasileiro, o Atlético apresentou um futebol inoperante no ataque, enquanto o adversário demonstrou falta de qualidade para transformar o maior volume de jogo em um placar mais tranqüilo.

O Vasco teve a primeira oportunidade aos oito minutos de jogo. Wagner Diniz, na jogada individual, passou pela marcação e mandou por cima da meta defendida pelo goleiro Guilherme. Aos onze, Jorge Luiz, de cabeça mandou pra fora.

Com o Atlético errando excessivamente os passes no meio-de-campo, o Vasco seguiu com total domínio nas quatro linhas. Aos 20 minutos, Leandro Amaral tabelou com Conca e mandou pro gol. Guilherme salvou o Atlético.

continua após a publicidade

Entretanto, faltava ao Vasco capricho no último toque para tirar o zero do marcado. Aos 34, no escanteio, Leandro Amaral cabeceou e Guilherme, no susto, rebateu e zaga afastou o perigo.

Sem inspiração, o setor de criação do Rubro-Negro insistia nos lançamentos em profundidade, porém sem efeito.

continua após a publicidade

No segundo tempo, o técnico Antônio Lopes sacou André Rocha e lançou João Leonardo. A substituição deu maior consistência no setor defensivo e anulou um dos corredores de ataque do time carioca. Aos poucos, o Furacão foi equilibrando a partida.

Aos dez minutos, o Atlético quase chegou com Dinei. O avante desviou um chute de fora da área e quase pega o goleiro Silvio Luiz desprevenido. Dois minutos depois, no entanto, o Vasco respondeu com o inspirado Leandro Amaral, que, na cobrança de falta, mandou uma bomba que Guilherme defendeu.

O Rubro-negro teve a melhor chance aos 22 minutos, quando Dinei arrematou de fora da área. Silvio Luiz foi no cantinho e evitou o tento atleticano.

Com o jogo equilibrado, Lopes substituiu o inoperante Kaio por Válber. A partir daí, o Atlético passou a levar efetivamente perigo à meta vascaína.

Aos 25 minutos, o lance mais polêmico do jogo. Marcelo Macedo aproveitou o cruzamento da direita e mandou pras redes. Entretanto, o árbitro assinalou impedimento do avante rubro-negro.

Quando tudo parecia conspirar pelo empate sem gols na cidade do Pan, o Furacão sofreu o castigo. Aos 40 minutos, Leandro Amaral aproveitou o cruzamento de Rubens Júnior e testa pro gol e decretou a segunda derrota do Atlético fora de Curitiba no certame.

O Atlético, que pode terminar a rodada na 16ª posição, com 13 pontos,  volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Juventude na Arena, em Curitiba. Já o Vasco sobe para a quarta posição na tabela, com 17 pontos.