| Divulgação / Fotocom.net |
| Jancarlos disputa jogada com Juan, |
Não deu pro Atlético! Diante de mais de 87 mil torcedores no Maracanã, o Rubro-Negro não foi páreo para o Flamengo e sucumbiu pelo placar de 2 a 0. Renato Augusto e Juan decretaram a vitória que coloca novamente o Urubu na Copa Libertadores da América. Com a derrota, o Furacão vai precisar vencer o campeão São Paulo para ficar com uma vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano.
No mesmo "padrão" de jogo, onde os alas quase não marcam e pouco apoiam, o Atlético sentiu a pressão carioca desde o princípio do jogo. Visivelmente com maior volume de jogo, o Flamengo ocupou os espaços e administrou a partida como quis.
Logo aos três minutos, Juan perdeu uma ótima oportunidade para abrir o marcador. O lateral recebeu de Souza e tocou por cobertura, na saída de Viáfara. A bola passou à direita meta atleticana.
O time da Gávea ainda levou perigo numa "puxeta" de Souza, dentro da área, e numa conclusão pra fora de Ronaldo Angelim, escorando um cruzamento rasteiro de Léo Moura.
Na melhor chance do Atlético na primeira etapa, Jancarlos cruzou para Claiton, mas Ronaldo Angelim tirou no exato momento em que o meia se preparava para cabecear.
No segundo tempo, a monotonia atleticana serviu de um caminho aberto para a vitória carioca.
O time do técnico Joel Santana abriu o placar logo aos quatro minutos. Depois de trocar passes com Souza, Renato Augusto saiu na cara de Viáfara, batendo de canhota, sem chances de defesa para o goleiro colombiano.
O Flamengo ampliou aos 16 minutos. Depois da jogada de Renato Augusto, Juan recebeu sozinho, em posição duvidosa, e apenas tocou pro fundo das redes do Atlético.
O que já parecia uma derrota simples para um empolgado Flamengo poderia ter se tornado numa trágica goleada, não fossem as intervenções do goleiro Viáfara.
Aos 22 minutos, Ronaldo Angelim ficou cara a cara com o colombiano, mas tocou fraco para a boa defesa do arqueiro. Aos 28 minutos, foi a vez de Souza mandar uma chance clara na rede pelo lado de fora, porém, Viáfara já fechava o ângulo.
No fim, o técnico Ney Franco lançou a equipe ao ataque, substituindo o zagueiro Antônio Carlos e o ala Michel pelo atacante Marcelo Ramos e pelo meia-armador Ramón. O Flamengo, entretanto, se fechou no campo defensivo e neutralizou as investidas do time paranaense.
A derrota mantém o Atlético na 11ª colocação na tabela, com 51 pontos, enquanto que o Flamengo chegou a 61 pontos, garantindo sua segunda participação consecutiva no mais importante campeonato do continente.
Para o jogo do próximo domingo, na Arena, o Furacão não vai contar com a atuação dos craques Ferreira e Alex Mineiro, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.