Atlético passa pelo Bahia na Baixada

O Atlético voltou a respirar no campeonato brasileiro e deu um chega-pra-lá no fantasma do rebaixamento. Apesar do time ter jogado apenas para o gasto, mas com uma excelente apresentação de Dagoberto, o Rubro-Negro venceu o Bahia por 2 a 1, ontem, na Arena. Com o resultado, o time do técnico Osvaldo Alvarez pulou para a 13.ª posição na competição e agora se prepara para enfrentar o Guarani, quarta-feira, em Campinas.

Depois de ficar três jogos sem marcar um gol e com o presidente Mário Celso Petraglia de volta após negociar Kléberson com o Manchester o time mostrou mais disposição e vontade de vencer. O puxão de orelhas dado após a derrota para o São Paulo parece ter dado o resultado esperado, mas quem teve uma chance real de abrir o marcador foi o atacante Nonato. Logo no início do jogo, ele ganhou uma bola de Capone e Rogério Correia e chutou alto na saída de Diego. O “salvador da pátria” mais uma vez conseguiu desviar e a bola ainda raspou o travessão.

O susto acendeu a centelha rubro-negra atleticana que resolveu não dar mais chance para o azar. O volante Leomar recebeu uma bola perfeita de Ricardinho e fuzilou o goleiro Émerson. A bola explodiu em seu peito e serviu de cartão de apresentação do Furacão. Os rubro-negros continuaram pressionando, apesar de Rodriguinho levar uma vaia cada vez que pegava na bola. O primeiro gol era questão de tempo e nasceu dos pés do melhor em campo.

O atacante Dagoberto tabelou com Alessandro, recebeu de volta, entrou na área e pediu para Jádson abrir o placar. O meia só complementou e marcou seu primeiro gol na temporada. Mesmo com a vantagem, o time de Vadão continuou pressionando, mas bobeira da zaga, Nonato conseguiu chegar ao centésimo gol com a camisa do Bahia. Após tabelar com Marcelo Nicácio, ele encobriu Diego e deixou sua marca. O gol abateu os atleticanos e a torcida pediu mais raça. Não foi atendida e quase que Danilo marca um gol olímpico após uma falha de Diego (a única no jogo).

Após a chacoalhada do intervalo e das vaias da torcida, novamente o Atlético entrou mais ligado no jogo e partiu com tudo. O atacante Fabinho, que substituiu Ricardinho após uma contusão, perdeu um gol logo de cara. Mas, quem tem o talento de Dagoberto numa tarde inspirada não pode perder. O craque recebeu uma bola na intermediária, passou por três e quando entrou na área chutou no canto de Émerson. O gol coroou a performance do jogador que liderou o time durante todo o tempo.

Com a vantagem no placar, o Rubro-Negro passou a administrar mais o resultado e só ir na boa. O próprio Dagoberto ainda recebeu um presentão da zaga adversária e só não fez porque adiantou demais a bola. O Bahia esboçou uma reação, mas quando levou perigo esbarrou em mais uma boa atuação do arqueiro Diego. O comandante rubro-negro ainda colocou Douglas Silva e Fabrício para dar apenas um gás maior na meia-cancha.

Michel Bastos chega hoje

O técnico Osvaldo Alvarez, do Atlético, terá pelo menos um reforço para a seqüência do campeonato brasileiro. Após voltar de uma turnê pela Europa, o presidente Mário Celso Petraglia anunciou ontem a chegada para hoje do lateral-esquerdo Michel Bastos. Ele vem de contrapeso na negociação de Jean para o Feyenoord e deverá assinar contrato por cinco anos. Além dele, o clube continua tentando repatriar o atacante Alex Mineiro e resolver a novela Adriano.

“Nós tivemos a oportunidade de fazer a negociação do atleta Jean, um pouco fora da nossa política, porque ele é um menino de 19 anos, mas ele insistiu muito porque apesar de estar sendo convocado sempre para a seleção sub-20 estava ansioso para jogar e não estava satisfeito com a reserva”, destacou o dirigente. De acordo com ele, o clube vendeu os direitos federativos para o Feyenoord, mas manteve uma participação de 15%. “Na transação, nós estamos trazendo o lateral-esquerdo Michel Bastos, que jogou na seleção gaúcha sub-20 e que nossos observadores já estavam de olho”, revelou.

Segundo Petraglia, a apresentação do lateral está prevista para hoje no CT do Caju, onde ele já começa a trabalhar com o restante do elenco. “Nós estamos substituindo o Jean por outro de nível e com experiência internacional”, apontou.

Além dele, o clube espera acertar ainda hoje o retorno do atacante Alex Mineiro, que saiu do Tigres, do México. Para tanto, o Atlético precisa negociar os atrasados com o jogador e a forma de pagamento. Segundo Petraglia, as conversas estão em fase adiantada e faltariam apenas detalhes para o jogador voltar a vestir a camisa rubro-negra.

Já o meia Adriano está envolvido em mais uma novela. De acordo com o presidente, o jogador rescindiu contrato com o Olympique de Marselha, que tem até hoje à noite para tentar um novo acerto. Se os franceses não quiserem Adriano de volta, o Atlético vai tentar a renovação de contrato com o Rentistas, com o qual o Gabiru está vinculado.

Arena e CT serão concluídos

O dinheiro arrecadado com as vendas do meia Kléberson e do lateral-esquerdo Jean será usado para pagar as contas pendentes e para a ampliação e reestruturação do Centro de Treinamento Alfredo Gotardi (CT do Caju). A informação foi passada ontem pelo presidente Mário Celso Petraglia após o anúncio oficial das vendas dos dois jogadores. Além disso, o dirigente revelou que as conversas com o colégio Expoente estão adiantadas e que uma parceria para a conclusão da Arena pode sair nos próximos dias.

“As instalações que o Atlético inicialmente definiu para o CT do Caju hoje estão pequenas e precisam da construção de um ginásio de esportes coberto, de mais um hotel e mais quatro ou cinco campos”, revela. Segundo ele, o CT atleticano é comparável aos melhores do mundo, mas precisa de algumas complementações para continuar formando jogadores. “Precisamos cobrir e aquecer a piscina e ampliar a sala de musculação. Ou seja, nós vamos concluir o projeto do nosso CT porque o programa que o clube tem de trazer jovens do mundo também seja um centro de lucros e se auto-sustente”, destaca.

Já a Arena deverá ter dinheiro proveniente de outras fontes. “A minha continuidade no Atlético deveu-se básica e exclusivamente a uma promessa de conclusão da Arena. Estamos com as negociações com o colégio adiantadas para que eles nos liberem o terreno”, confirma, pela primeira vez, a informação que a Tribuna já havia antecipado. “Nós concluiremos a Arena sem o sacrifício da venda de mais jogadores. O Atlético já tem um parceiro e fará a conclusão da Arena. Nós queremos que o resultado da venda dos jogadores seja investido, além de pagarmos as nossas contas, no futebol”, revela.

Despedida

Após assinar contrato com o Manchester United por cinco anos, o meia Kléberson voltou ontem à Arena para se despedir dos companheiros e da torcida. “É muito bom você ser reconhecido mundialmente e ter a oportunidade de ir para um dos principais times do mundo. Todo jogador enfrenta muitos obstáculos e eu consegui superar vários deles e agora eu quero fazer um futuro glorioso no Manchester como eu fiz aqui no Atlético”, declara. O Xaropinho acompanhou o time na entrada ao gramado antes da partida de ontem e foi saudado pela torcida, que agradeceu pelas grandes conquistas que o atleta deu para o Rubro-Negro.

Voltar ao topo