Atlético não empolga e fica no empate em Maceió

Não foi a apresentação que a torcida atleticana queria na estréia da Copa do Brasil, mas o empate em 1 a 1 com o Corinthians alagoano, ontem à tarde, em Maceió, foi encarado por jogadores e comissão técnica como um bom resultado, já que a vaga para a próxima fase da competição será decidida na Arena da Baixada, semana que vem (dia 6/3). O Rubro-Negro sofreu bastante com as dimensões reduzidas do gramado do Estádio Nelson Feijó, com o clima abafado de Alagoas, mas principalmente sentiu a falta de entrosamento do grupo, já que no último mês perdeu três jogadores titulares. A boa fase vivida pelo ex-capitão Claiton e pelo ala Jancarlos fizeram falta ontem e o Furacão perdeu força no Nordeste, deixando o torcedor desconfiado em relação ao futuro do time.

O pouco tempo de treinamento dessa nova formação aliado à ausência do artilheiro Marcelo Ramos – que não pôde atuar devido a dores musculares -, transformaram o Atlético num time apático e que foi engolido no primeiro tempo pelo Corinthians. Acostumado a jogar com dimensões reduzidas, os comandados de Gilmar Batista impuseram ritmo forte de marcação, em todos os setores do campo, e dificultaram muito o toque de bola rubro-negro. Pressionado, o time paranaense errou passes e não criou uma jogada sequer. O desacerto no posicionamento causou nervosismo e antes dos vinte minutos, o Atlético já havia cometido muitas faltas, com Danilo e Netinho premiados com cartões amarelos.

Do outro lado, bastante à vontade, o Corinthians roubava a bola e ditava o ritmo. Porém pecava no arremate final. As chances foram sendo criadas e aos 35 minutos, Reinaldo abriu o placar, após limpar a zaga atleticana e chutar com precisão. Oito minutos depois, o Atlético empatou contando com a sorte. Netinho arriscou um chute de longe. A bola bateu na cabeça do zagueiro Ewerton e desviou a trajetória, morrendo nas redes de Veloso. O empate, no final do 1.º tempo, deu forças ao Atlético para a etapa final.

Mudanças

No intervalo Ney Franco reclamou do posicionamento da equipe e do número excessivo de passes errados. Também pediu atenção, e para o time se impor mais, arriscando chutes. O Atlético melhorou e a pressão do Corinthians foi neutralizada. Aos 15 minutos, o treinador mudou o esquema tático retirando o zagueiro Danilo e deixando o time mais solto. No 4-4-2, o Furacão ganhou intensidade e mandou no jogo. Mas faltou força para conquistar os três pontos.

Aos 24, a jogada mais polêmica. Após cobrança de falta de Netinho, a bola bateu na trave e voltou para Rodrigão assinalar o seu. Mas o auxiliar marcou impedimento.

Depois do susto, Gilmar Batista fez alterações e equilibrou as ações novamente. Como o empate não era bom para o Corinthians, bolas foram levantadas na área atleticana nos minutos finais, mas a zaga soube se portar e teve em Vinícius o seu grande destaque.

Com o resultado, o Atlético ganha uma semana para reencontrar o bom futebol do início da temporada e seguir adiante na Copa do Brasil.

Gol em Maceió foi importantíssimo

O empate foi comemorado pelos jogadores atleticanos, mas todos concordaram que o time não jogou bem e que poderia ter rendido mais. ?Nosso time não foi o que costuma ser. Hoje estava muito abafado. A equipe deles está acostumada a jogar aqui e sentimos?, analisou o ala Nei. ?Erramos muitos passes e entramos em campo meio desligados?, disse Pedro Oldoni. ?Melhoramos no 2.º tempo, mas não o bastante para vencer. Temos que rever nossos erros para não comete-los novamente e sermos surpreendidos no jogo em Curitiba?, avaliou Netinho.

O principal jogador da equipe em Maceió, o goleiro Vinícius foi quem melhor definiu a apresentação rubro-negra. ?Não fizemos boa apresentação, mas pelo resultado dá pra classificar em Curitiba. Também achei a equipe meio sonolenta e deixamos a desejar. O gramado reduzido e irregular dificultou nosso trabalho?, afirmou.

Para o comandante Ney Franco, o Atlético errou muito no 1.º tempo, na saída de bola e na troca de passes.

Mas considerou o resultado ?de bom tamanho? já que o seu time vai decidir a vaga em casa. ?Enfrentamos um adversário com qualidade. Num horário em que não estamos acostumados a jogar. Tudo isso faz com que a performance da equipe caia um pouco. Mas temos que comemorar o resultado. Além do empate, conseguimos fazer um gol na casa do adversário, o que é importantíssimo nesta competição?, explicou.

O time retorna hoje de Maceió e tem a chegada programada para as 19h. Amanhã à tarde, o elenco se reapresenta e treina para o jogo de domingo contra o Toledo, no Campeonato Paranaense, e depois concentra forças para a decisão da vaga à segunda fase da Copa do Brasil. Empate sem gols e vitória dão ao Rubro-Negro a possibilidade de continuar sonhando com o título inédito.

Torcida – O público que acompanhou a partida entre Corinthians e Atlético foi pouco superior a mil pessoas.
Mas nesse contexto, a torcida rubro-negra foi representada por integrantes da Os Fanáticos e Ultras, que coloriram o Estádio Nelson Feijó com suas faixas.

Reclamação – Para o treinador Ney Franco, o gol atleticano anulado pelo trio de arbitragem foi regular. Naquele momento da partida, o gol poderia ser decisivo para a vitória.

Mudança – Mais uma vez, o Atlético melhorou de rendimento com a troca no sistema de jogo, do 3-5-2 para o 4-4-2. Foi assim contra o J. Malucelli, pelo campeonato estadual, e também contra o time alagoano, na Copa do Brasil.

Criatividade – Com os jogadores atuais e no sistema de três zagueiros e dois volantes de marcação, o Atlético peca pela falta de criatividade no meio-campo. No 4-4-2, há dois jogadores com a função de municiar o ataque.

Corinthians (AL) 1 x 1 Atlético (PR)

Corinthians

Veloso; Maizena, Selmo Lima, Ewerton e Victor Boleta, Anderson La Bamba, Jota (Du aos 16? do 2º), Daniel, Fábio Neves (Tozim aos 13? do 2º), Irineu (Wilson 27?do 2º) e Reinaldo.

Técnico: Gilmar Batista

Atlético

Vinícius; Rhodolfo, Antônio Carlos (Alex Fraga aos 33?do 2º) e Danilo (Michel aos 15?do 2º); Nei, Valência, Alan Bahia, Irênio e Netiho; Willian e Pedro Oldoni (Rodrigão aos 27?do 2º).

Técnico: Ney Franco.

Local: Estádio Nelson Feijó, em Maceió

Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido (BA)

Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e José Raimundo Dias da Hora (BA)

Gols: Reinaldo (C) aos 35? e Netinho (A) do 1.º tempo;

Cartões amarelos: Danilo, Netinho, Antônio Carlos (A); Irineu e Selmo Lima, Ewerton (C)

Público pagante: 830

Público total: 1022

Renda: R$ 7.072

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.