A 16.ª rodada do Campeonato Brasileiro continua neste domingo com sete jogos e três deles chamam a atenção. Em Minas Gerais, o ex-líder Atlético Mineiro tenta a reabilitação. Mesmo fora de casa, em São Paulo, Avaí e Goiás pretendem manter suas surpreendentes séries de vitórias e encostarem ainda mais nos primeiros colocados.

Com 28 pontos, mas há duas rodadas sem conquistar qualquer ponto, o Atlético Mineiro quer a reabilitação a qualquer custo contra o Coritiba, em Belo Horizonte. A torcida, que sempre lotou o Mineirão nas últimas partidas, sentiu um pouco o golpe das derrotas recentes, mas pretende apoiar em peso a equipe.

No Pacaembu, em São Paulo, o Avaí quer continuar sendo uma das sensações do momento. Com cinco vitórias seguidas, a equipe catarinense saiu da lanterna para a 8.ª colocação e pretende continuar subindo. Para isso, tem de vencer o Corinthians, que não tem Ronaldo, mas conta com a volta de alguns titulares para buscar a recuperação.

Na mesma situação do Avaí está o Goiás, vencedor em seus últimos quatro jogos que lhe renderam um lugar no G-4 – o grupo dos que hoje estariam classificados à Copa Libertadores de 2010. Com bom desempenho como visitante, a equipe quer a vitória sobre o Santo André, em São Caetano do Sul – o estádio Bruno José Daniel, casa do time andreense passa por reformas.

Quem também quer continuar crescendo de produção no campeonato é Flamengo e São Paulo. O time carioca tem uma grande chance de consolidar sua reação, já que joga em casa contra o lanterna Náutico. Já a equipe paulista tem uma missão mais difícil contra o Vitória, que luta pela reabilitação e uma vaga no G-4, em Salvador.

Na luta desesperada contra o rebaixamento, Atlético Paranaense e Fluminense se enfrentam em Londrina, norte do Paraná, porque a equipe de Curitiba sofreu uma punição de mando de campo. Quem vencer não sairá da zona da degola, mas poderá respirar um pouco melhor na competição.

Por fim, Grêmio e Cruzeiro revivem, em Porto Alegre, um duelo em que o time mineiro se deu melhor nas semifinais da Copa Libertadores, no mês passado, e avançou à decisão – no entanto, foi derrotado pelo Estudiantes, da Argentina.

Confira os jogos deste domingo pela 16.ª rodada do Brasileirão:

16 horas

Corinthians x Avaí – Pacaembu

Vitória x São Paulo – Barradão

Atlético-PR x Fluminense – Estádio do Café

Flamengo x Náutico – Maracanã

18h30

Grêmio x Cruzeiro – Olímpico

Atlético-MG x Coritiba – Mineirão

Santo André x Goiás – Anacleto Campanella