O Atlético Mineiro preparou um esquema especial de preparação para o jogo com o The Strongest, na próxima quarta-feira, pela quarta rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores, mas o preparador físico Carlinhos Neves reconheceu que os jogadores vão sentir os efeitos dos 3.660 metros de altitude de La Paz. Os atletas seguiram para a cidade boliviana no último sábado e o preparador explicou que isso aconteceu para que os jogadores se acostumem com a situação incômoda.

continua após a publicidade

“Viajamos antecipadamente para aclimatar os jogadores. Eles vão perceber o desconforto, uns mais e outros menos, e, na medida em que os dias forem se sucedendo, vão se acostumando a isso. Ou seja, a antecedência na viagem é para que cada organismo, dentro das suas características e capacidades individuais, tenha seu tempo de adaptação”, informou Carlinhos Neves.

O preparador também revelou que o técnico Cuca decidiu relacionar 22 jogadores para que possa descartar aqueles que se sentirem mal. “Esse é outro aspecto importante da viagem com antecedência. Cada organismo reage de forma particular e o Cuca vai poder perceber os atletas que podem sentir mais ou menos esses efeitos da altitude. Por isso, estamos viajando com 22 jogadores”, observou.

continua após a publicidade

Além disso, Carlinhos Neves lembrou que os jogadores poderão ter mais tempo de adaptação aos aspectos técnicos do jogo, como a mudança da velocidade da bola. “Eles vão compreender o que esta acontecendo com o organismo deles. No aspecto técnico e tático, a adaptação também é muito importante porque o ar é rarefeito e isso influi na velocidade da bola, seja nos chutes ou nos cruzamentos, enfim, para que tenham uma ideia do que vai ocorrer durante a partida”, disse.