Cocito treinou como primeiro volante, ontem, na Arena,
e vai pro jogo decisivo.

Vaga decidida para o Atlético na final do campeonato paranaense? Que nada, pelo menos no pensamento do técnico Casemiro Mior. Por precaução, superstição ou qualquer outro motivo, ele não quer dar colher de chá para o azar e está encarando a partida contra o Londrina como se não tivesse vantagem de quatro gols.

Tanto é que fez os jogadores até cobrarem pênalti, remota possibilidade que pode acontecer caso o rubro-negro seja goleado. Para enfrentar o Tubarão, às 16 horas na Kyocera Arena, as novidades serão o volante Cocito e o atacante Maciel.

"Isso é para os jogadores perceberem que isso também faz parte do psicológico, que se nós perdermos por uma diferença de quatro gols vai ter pênalti", explica Mior. O discurso de humildade do treinador tem um objetivo claro: conter um possível relaxamento da equipe com vantagem tão grande, já que o Furacão pode perder por até três gols de diferença para ir à final. "Se nós estivermos concentrados e pensando nisso, nós vamos estar respeitando o adversário", destaca.

Após o coletivo de ontem, Alan Bahia, Denis Marques, Maciel, Fabrício e Diego se esmeraram nas cobranças de tiros livres. "Eu sempre tenho por norma que não tem só um batedor e nós sabemos que no próprio regulamento do campeonato, até nas finais, um empate pode levar aos pênaltis e nunca é demais treinar", aponta o treinador atleticano.

Antes dos pênaltis, no entanto, ele colocou no gramado da Arena a equipe que enfrentará o Londrina. A expectativa era pela substituição pura e simples de Fernandinho (suspenso) por Evandro, mas Mior optou por Cocito de primeiro volante e Alan Bahia mais adiantado. "O Alan sabe jogar, tecnicamente é bom, sabe chutar e pode chegar numa jogada de frente, e no segundo tempo contra o Londrina ele foi muito bem", elogia.

A outra mudança será a entrada de Maciel na vaga de Aloísio, também suspenso pelo terceiro cartão amarelo. "Nós vamos colocar em campo os que estão com melhor ritmo de jogo. O Maciel e o Cocito estão jogando, atuaram nos dois últimos jogos, e vamos procurar o maior ritmo e entrosamento para nos próximos jogos observarmos outros jogadores", diz.

Apesar do time pronto e do amplo favoritismo, Mior continua pedindo para deixar a festa para a torcida. "O jogo tem 180 minutos. Nós passamos 90, mas falta 90 amanhã. No futebol, até por experiência, nós temos que saber que não tem o já ganhou", pondera. Segundo ele, o Londrina não está morto e pode surpreender. "É uma equipe que temos que respeitar, mas, acima de tudo, se o Atlético jogar o que sabe jogar temos meio caminho andado", finaliza.

Maciel é titular pela primeira vez

Demorou, mas chegou a vez do atacante Maciel começar uma partida como titular do Atlético. Após superar uma contusão grave na panturrilha, o campeão do mundo pelo Porto/POR está totalmente recuperado e preparado para garantir um lugar entre os 11 preferidos do técnico Casemiro Mior daqui para frente. De personalidade forte, ele mantém a palavra e diz que o Furacão vai decidir o título do campeonato paranaense.

"Com certeza, eu estou trabalhando para ser titular da equipe e não vou mentir dizendo que não quero ser titular. Mas, quem irá decidir isso é o professor Casemiro", discursa. Autoconfiante, ele diz que na final só não dará Atletiba se o Coritiba não se classificar. "Da parte do Atlético, nós vamos estar. Eu não sei do Coritiba. A gente tem que se preocupar com a gente e outros clubes que se preocupem com eles porque o pensamento da gente é a final", dispara.

Segundo ele, o respeito ao Londrina é grande, mas quem quer ser campeão precisa ter confiança. "Todos os atletas que estão aqui no Atlético são vencedores, então para ser campeão tem que ter autoconfiança", explica.

CAMPEONATO PARANAENSE
Semifinal – Jogo de volta
Local: Kyocera Arena
Horário: 16 horas
Árbitro: Francisco Carlos Vieira
Assistentes: Francisco Aurélio do Prado e José Amilton Pontarolo
Tempo: A previsão é de trovoadas esparsas com 40% de possibilidade de chuva.
Temperatura: A termômetro deverá variar entre 25 e 27ºC.

Atlético x Londrina

Atlético
Diego; Danilo, Durval e Marcão; Etto, Alan Bahia, Fabrício, Evandro e Marín; Maciel e Dênis Marques. Técnico: Casemiro Mior

Londrina
Vilson; Rodrigo, Nadson e Alex; Cassiano, Luís Henrique, Gian, Nem e Thyerson; Bolão e Alex Paulista. Técnico: Zezito