Atlético inicia amanhã sequência importante de jogos

A partir de amanhã, contra o Grêmio, o Atlético inicia a sequência de jogos mais importante da temporada. Trabalhando em duas frentes para garantir presença na Libertadores, o Rubro-Negro, caso vá à final da Copa do Brasil, fará 11 partidas em 40 dias. Com quase um jogo a cada três dias, o Furacão vai submeter a longa pré-temporada do começo do ano ao teste mais duro.

Neste período, os treinos serão raros. O técnico Vagner Mancini já definiu que o descanso dos jogadores após os jogos será prioridade. ‘Quando montamos uma viagem, nossa logística já é pensando nisso. Daqui até quarta-feira (amanhã) temos 72 horas. Então, é necessário que a gente descanse os atletas. O processo de recuperação começa no vestiário. Nós temos que recuperar, conversar bastante e treinar pouco, pois não dá para jogar mais uma carga física em cima desses atletas’, explicou.

A exemplo do que aconteceu no duelo contra o Bahia, anteontem, em Salvador, Vagner Mancini dificilmente contará com todo o grupo para os compromissos pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro. No empate contra o time baiano, alguns jogadores foram poupados. Isso deve prevalecer, sobretudo, nas duas próximas semanas, quando o Rubro-Negro vai decidir seu futuro na Copa do Brasil e tentar se manter no G4 do Brasileiro.

Além do desgaste das partidas, o time atleticano ganhou mais uma preocupação. Exceto o duelo de amanhã, contra o Grêmio, na Vila Capanema, os outros três compromissos que fará como mandante serão realizados longe de Curitiba, ou seja, além do desgaste da viagem na partida de volta contra a equipe gremista, em Porto Alegre, o Rubro-Negro terá que deixar Curitiba para os compromissos contra Internacional e São Paulo. Nestes dois duelos, o time cumprirá a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O mesmo acontecerá dia 24 de novembro, contra o Nautíco, quando terá de cumprir mais uma perda de mando. Se não receber outra punição, por causa da indisciplina da torcida em Goiás, o time atleticano só voltará a jogar na Vila Capanema dia 8 de dezembro, pelo Campeonato Brasileiro, ou se for à final da Copa do Brasil.