atletico200105.jpg

Badé promete agarrar a
oportunidade no rubro-negro.

O Atlético estréia hoje no campeonato paranaense, contra o Império, mas a estrela da equipe estará sentada nas arquibancadas da Vila Olímpica. Será a primeira vez que o técnico Casemiro Mior verá os jogadores do rubro-negro com a bola nos pés. Ele iniciará a avaliação dos atletas para a disputa da Copa Libertadores da América, principalmente dos recém-contratados Lima, Badé, Durval, Jorge Henrique e Jairo, que debutam no Furacão e devem ser utilizados também no torneio internacional. A partida está programada para as 16h.

Por enquanto, o comando do "Ventania" está com Lio Evaristo, que ficará à frente da equipe no estadual enquanto Mior prepara o time principal para a Libertadores. O time B também deverá fazer as partidas no interior para poupar o elenco principal. Mesmo assim, alguns atletas poderão participar das duas competições com mais assiduidade. É o caso do atacante Lima, que pediu para jogar e deve fazer sua estréia com a camisa rubro-negra caso a documentação esteja pronta.

Com Lima e vários estreantes, Lio mostra otimismo apesar da ausência dos titulares. "Nós fizemos de tudo, a equipe está crescendo. Nós trabalhamos bastante taticamente, fizemos um jogo-treino muito bom e um coletivo na preparação desta equipe", analisa Lio.

Segundo ele, a motivação é grande, mas ninguém no clube sabe quem é esse Império. "Nós não sabemos nada do adversário, mas temos que ter confiança naquilo que estamos treinando para que nós possamos iniciar o campeonato com uma vitória", destaca.

Para a formação do time, Lio manteve o esquema 3-5-2 e utilizou os jogadores mais experientes que tinha em mãos, incluindo os recém-contratados. No entanto, a estréia na competição servirá mais para Casemiro observar possíveis jogadores que possam ser usados na Libertadores do que para a disputa do título do estadual. Os atacantes Lima e Jorge Henrique deverão disputar um lugar ao lado de Dênis Marques no time principal, mas o zagueiro Durval e o volante Jairo também podem ganhar uma chance no torneio internacional. Depois do Império, o próximo compromisso pelo paranaense será contra o Francisco Beltrão, às 16h de domingo, na Arena.

Campeonato Paranaense
1.ª fase – 1.ª Rodada
Local: Vila Olímpica
Horário: 16 horas
Árbitro: Maurício Batista dos Santos
Assistentes: José Amílton Pontarolo e Antônio Valdir dos Santos
Tempo: A previsão é de 90% de chuva durante a partida.
Temperatura: O termômetro deverá variar entre 22 e 23º C.

Império x Atlético

Império
Tafarel; Júnior (Nando), Estevão, Vanderley e Ígor; Rincón, Paulo Ricardo, Richard e Cacá; Ronaldo Capixaba e Diego (Hélio). Técnico: Celso Tadeu

Atlético
Tiago Cardoso; Alessandro Lopes, Tiago Vieira e Durval; André Luís, Jairo, Bruno Lança, Morais e Badé; Jorge Henrique e Lima (Dinei). Técnico: Lio Evaristo

Fleury faz discurso pela América

Na terça-feira ele apenas conheceu a Arena, o CT do Caju e os dirigentes do Atlético. Ontem, o técnico Casemiro Mior começou efetivamente o seu trabalho à frente do Rubro-Negro e, se depender da exigência da diretoria, terá muito o que fazer pela frente. O presidente do clube, João Augusto Fleury da Rocha, já avisou o novo treinador: o objetivo do Furacão em 2005 é conquistar o título da Copa Libertadores e abrir espaço no continente americano.

"Queremos conquistar a Libertadores e fincar o pé na América do Sul", destaca o dirigente atleticano. Segundo Fleury, o clube está se preparando para evitar o desastre de 2002 e ser o melhor clube brasileiro na competição. "O objetivo é conquistar o título e a responsabilidade de representar o Brasil", projeta. Para isso, o clube aposta na base e na organização. "Nós temos aqui uma estrutura qualificada para suprir qualquer necessidade que uma equipe de futebol precise", aponta.

Com essa "pressão", ainda mais por se tratar do vice-campeão brasileiro, Casemiro arregaçou as mangas e iniciou sua era no Atlético. Depois de ser apresentado aos jogadores, ontem pela manhã, o treinador solicitou a Lio Evaristo as fitas dos jogos da equipe no Campeonato Brasileiro do ano passado. "Conhecia o Diego, que é do Sul, o Jádson, o Marinho, o Fabiano e o Washington, que eram mais experientes, agora tenho que conhecer mais a fundo o time e porque alguns deles saíram", explica.

Trabalhos

Enquanto Casemiro vai se enturmando no novo clube, o elenco principal segue a pré-temporada no CT do Caju. Os jogadores passaram por uma bateria de exames médicos. Eles foram submetidos a eletrocardiograma, ecocardiograma e teste de esforço, além de radiografias. Após esse processo, o grupo iniciou os trabalhos físicos. A tendência é de que o elenco principal pegue na bola somente na próxima semana.

Um "ilustre" desconhecido

O Império do Futebol entra em campo hoje cercado de expectativas. Pela primeira vez na primeira divisão do campeonato paranaense, o time do presidente Aurélio Almeida manda seu primeiro jogo no Boqueirão, mas ainda pode voltar para Toledo, onde disputou a segundona no ano passado. Por enquanto, os jogadores estão se preparando no CT do Pinheirão e sonhando com um futuro mais estável. O técnico Celso Tadeu, que continua na equipe desde o ano passado, tem duas dúvidas para enfrentar o Atlético. Na lateral direita, Júnior e Nando disputam um lugar enquanto no ataque Diego Hélio lutam por um lugar ao lado de Ronaldo Capixaba. O nome mais famoso do clube, no entanto, é do ex-goleiro Valdir Peres, que disputou a Copa de 1982 pela seleção brasileira. Hoje, ele ocupa um cargo de coordenação do futebol.