Atlético e Vasco se enfrentam em clima de revanche

O Atlético volta a pisar em São Januário para enfrentar o Vasco da Gama, 11 meses após a "decisão" do Campeonato Brasileiro de 2004, com clima de revanche. Poderia ser mais um jogo "normal" não fosse o desejo de vingança que move rubro-negros e alvinegros. Do lado do Furacão, a vontade de devolver a derrota que tirou o título da competição passada, enquanto os cariocas não esquecem a humilhação dos 7 a 2 sofridos no primeiro turno, na Arena. Por isso, a partida programada para as 20h30 tem tudo para ser quente e cheia de pressão.

"O Vasco passa agora por um momento diferente. Mas aquele jogo sempre volta à nossa mente. Por isso, essa partida tem um sabor todo especial. Vamos querer ganhar de qualquer jeito", disse o zagueiro Luciano ao jornal O Globo. A declaração do defensor vascaíno parece mover os cariocas, que lutam para fugir do rebaixamento, da mesma maneira que aconteceu no ano passado.

Para aumentar a pressão e desestabilizar o Atlético, Eurico Mirando, cartola-mor do clube da Colina, baixou os preços dos ingressos, trancou a porta do vestiário para o time não aquecer no gramado e arranjou uma liminar para tentar impedir a escalação de Dênis Marques. Acabou dando resultado. O time comandado por Levir Culpi não teve Jádson e acabou sucumbindo a toda essa pressão.

Depois disso, Eurico ainda acusou a diretoria rubro-negra de oferecer uma mala preta para o Vasco ganhar do Santos, na última rodada. Este ano a história pode se repetir já que os cariocas novamente estão na ponta de baixo da tabela e os jogadores já estão preparados. "Nós disputamos a Libertadores e sabemos jogar fora e com pressão, com aquela catimba que tem. Mas, os problemas entre as diretorias não cabe a nós julgar nem falar. Caso a gente tenha uma recepção ruim, a gente mostra dentro de campo quem tem o melhor time", apontou o zagueiro Danilo.

Já o técnico Evaristo de Macedo não vê problema nenhum em enfrentar o Vasco da Gama em São Januário. "Eu nem ligo para isso. No futebol, cada jogo é uma história diferente. O que passou, passou. Se você ficar sempre olhando para trás, há jogos que você vai perder sempre", analisou o treinador. Para ele, tudo mudou para a partida de hoje e a situação é bem diferente. "O Eurico faz a pressão como aqui no nosso campo o torcedor também faz", finaliza. Será?

Marín ganha a primeira chance com Evaristo

Após dois meses e meio sem disputar uma partida, o lateral-esquerdo Marín volta a vestir a camisa do Atlético. Sem a possibilidade de contar com o titular Marcão, o colombiano tem nova oportunidade, agora com o técnico Evaristo de Macedo. Ele é uma das novidades do Rubro-Negro para o confronto contra o Vasco, programado para as 20h30, em São Januário. Além dele, estão de volta Jancarlos, Durval, Alan Bahia, Ferreira e Aloísio.

"Todo jogador espera a oportunidade para jogar. A decisão é sempre do treinador e eu respeito muito. Espero fazer o que o Marcão estava fazendo. Vou ter muita responsabilidade na defesa e, quando for ao ataque, vou tratar de fazer as assistências para os atacantes", analisou Marín. A última partida disputada pelo colombiano aconteceu no dia 24 de agosto, contra a Ponte Preta, mas ele espera ter a chance de cobrar faltas, uma de suas especialidades. "Temos o Jancarlos e o Cristian que batem bem falta. Mas, qualquer um que aproveite e faça gols, ficarei muito feliz", disse.

O jogador ganhou a condição de titular por Marcão estar suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, o mesmo que acontece com Paulo André, que cede o lugar a Durval. Para a vaga de Dagoberto, expulso no clássico de domingo passado, entra Ferreira e Finazzi deixa a equipe para a volta de Aloísio. Na lateral-direita, Jancarlos se recuperou de uma torção no tornozelo direito e também está de volta assim como Alan Bahia, que cumpriu suspensão automática. Dessa maneira, Thiago Almeida e André Conceição voltam para a suplência.

CAMPEONATO BRASILEIRO
36.ª Rodada
Local: São Januário (Rio de Janeiro)
Horário: 20h30
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Ednílson Corona (Fifa-SP) e Ana Paula da Silva Oliveira (Fifa-SP)
TV: Premiere – canal 75 da Net – sistema pay-per-view.

Vasco da Gama x Atlético

Vasco da Gama
Roberto; Wágner Diniz, Éder, Luciano e Diego; Yves, Amaral, Abedi e Morais; Willian e Romário. Técnico: Renato Gaúcho.

Atlético
Tiago Cardoso; Jancarlos, Danilo, Durval e Marín; Alan Bahia, Cristian, Evandro e Ferreira; Lima e Aloísio. Técnico: Evaristo de Macedo.

Voltar ao topo