Atlético e Fluminense fazem mais um jogo histórico

Atlético e Fluminense fazem uma final de campeonato no domingo, na visão dos dois clubes. Por figurar na parte baixa da tabela, as equipes precisam somar pontos para permanecer na Série A.

A situação do Atlético é melhor, porém não pode bobear. O confronto é muito aguardado e cercado de expectativa, principalmente pela história desse duelo. Dois jogos se destacam entre os 26 que já aconteceram. E, em ambos, vitória do Furacão.

O mais importante ocorreu em 2001, pela semifinal do Brasileiro. Jogo único na Arena e com vitória paranaense por 3 a 2, de virada. Destaque para Alex Mineiro, que marcou os três gols do Furacão.

A outra partida ficou marcada negativamente. Em 1996, o Atlético venceu o Fluminense nas Laranjeiras e parte da torcida tricolor, inconformada com o resultado e a má campanha de seu time, espancou o goleiro Ricardo Pinto. O arqueiro já havia defendido o time carioca e feito história por lá. Mas naquela época era ídolo no Atlético.

Ricardo Pinto foi hospitalizado em estado grave e passou por uma delicada cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro. Nesta semana, mais precisamente no dia 10 de novembro, completaram 13 anos da covardia praticada nas Laranjeiras. A partir desse episódio, o Fluminense passou a ser mal-quisto pelo torcedor rubro-negro.

A grande afinidade entre os dois clubes reside na dupla de atacantes Washington e Assis. O casal 20 estourou no Atlético e depois continuou fazendo sucesso no Fluminense na década de 80.