Atlético e Coritiba podem ficar fora da Copa do Brasil de 2008

A tropeçada da dupla Atletiba ao perder a classificação  para a final do Estadual ainda pode ter conseqüências mais desastrosas. As equipes correm o risco de não participar da Copa do Brasil de 2008. Se for repetido o mesmo critério deste ano para a participação das 64 equipes, Atlético e Coritiba estão ameaçados e podem ficar com o calendário prejudicado para o 1.º semestre do próximo ano. Para o Estado do Paraná – que ocupa o 5.º lugar do ranking da CBF – são destinadas três vagas para a Copa do Brasil. De acordo com o critério da Federação Paranaense de Futebol, uma dessas vagas é destinada ao vencedor da Copa 100 Anos de 2006 e as outras aos campeão e vice do Estadual 2007. Assim, o Roma de Apucarana, Paraná Clube e Paranavaí já estão assegurados à próxima Copa do Brasil. Para a dupla Atletiba resta a classificação pelo ranking de clubes da CBF, no qual o Coritiba, atualmente, ocupa o 14.º lugar e o Atlético 19.º.

Ranking

Pelo regulamento da Copa do Brasil participarão da competição os 10 primeiros clubes posicionados no ranking da CBF, que serão convidados. Ressalta-se que estão excluídos dos convites os clubes que conseguirem classificação à Copa Libertadores 2008 e também os 54 clubes que obtiveram a vaga através dos campeonatos estaduais.

O ranking decisivo será atualizado pela CBF apenas em dezembro, após o término do Brasileirão. Se os convites aos dez melhores clubes – computadas as restrições mencionadas acima – fossem feitos hoje pela CBF, Coritiba praticamente estaria assegurado na Copa do Brasil, enquanto o Atlético correria o risco de ficar de fora. Para continuar bem ranqueados e assegurarem participação na competição nacional, basta aos clubes fazerem um bom papel no Campeonato Brasileiro e somar pontos.  Caso sejam confirmadas as duas vagas para a dupla Atletiba, através do ranking, será a primeira vez que o Estado contará com cinco participantes na Copa do Brasil. Neste ano disputaram a competição a dupla Atletiba – que ainda luta por classificação às quartas-de-final-, Rio Branco e Adap Galo.

Voltar ao topo