Desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado sob o regime de pontos corridos – a partir de 2003 -, esta é a segunda vez que o Atlético vai para a última rodada sem nenhum tipo de pressão: seja para brigar contra o rebaixamento, disputar vagas em torneios como Libertadores e Sul-Americana ou até lutar pelo título.

continua após a publicidade

O Furacão repete 2005, quando ficou na 6.ª colocação. Por isso, se há algo em jogo contra o Avaí, domingo, às 17h, ele está na cabeça do técnico Sérgio Soares. “Temos que vencer e buscar o quinto lugar, uma posição que ocupamos por muito tempo e precisa ser mantida”, destacou.

Se confirmar o 5.º lugar, será a melhor campanha do Atlético desde o vice-campeonato de 2004. Nada comparado, porém, ao que ocorreu em 2008. Naquele ano, o Rubro-Negro precisava do resultado para fugir do rebaixamento e não só livrou-se da Segundona como ainda abocanhou uma vaga na Copa Sul-Americana no apagar das luzes do Brasileiro, vencendo o Flamengo por 5 x 3. O clube acabou na 13.ª colocação, repetindo 2006.

Em 2003 e 2007, o Atlético ficou em 12.º lugar, também confirmando a vaga na Sul-Americana na última rodada. No ano passado, ficou em 14.º e mais uma vez se garantiu no torneio da Conmebol.

continua após a publicidade