Atlético de Madrid perde para equipe tcheca e avança em 2º

Em confronto direto pela liderança do grupo B da Liga Europa, no qual os dois times já tinham vaga assegurada no mata-mata, o Atlético de Madrid precisava apenas de um empate para se classificar em primeiro lugar, mas perdeu por 1 a 0 para o Viktoria Plzen no campo do adversário.

O atual campeão do torneio encerrou a fase de grupos com 12 pontos, um a menos que o Viktoria. Ambos conhecerão seus adversários na fase de 16 avos de final no sorteio do próximo dia 20, em Nyon (Suíça).

Focado no Campeonato Espanhol, em que é o vice-líder, o Atlético disputou toda a fase de grupos da Liga Europa com time reserva. O artilheiro Falcao, por exemplo, ainda não estreou no torneio continental e nesta quinta foi substituído pelo brasileiro Diego Costa.

Pagando o preço por poupar seus principais atletas, o time visitante pouco foi ao ataque e já poderia ter sofrido o primeiro gol aos 11 minutos do primeiro tempo. Horvath levantou e Bakos cabeceou para grande defesa de Asenjo.

Aos 26 minutos, no entanto, o goleiro reserva não conseguiu salvar. Após cobrança de escanteio, Prochazka aproveitou desvio na primeira trave e, livre na segunda, completou para a rede.

O empate por pouco não aconteceu aos 37, quando Diego Costa desperdiçou ótima oportunidade. Adrián descolou ótimo lançamento para o brasileiro, que dominou, entrou na área e, cara a cara com Kozacik, permitiu a defesa do camisa 1 tcheco.

Os espanhóis voltaram mais ligados para o segundo tempo e atacaram mais em busca do empate. Koke, que entrara instantes antes, encheu o pé de longa distância e encobriu a meta por pouco, aos 13 minutos. Na sequência, aos 18, Diego Costa foi lançado por Adrián novamente e tentou driblar o goleiro, mas ficou sem ângulo.

A posse de bola era toda do Atlético, mas o Viktoria soube se posicionar bem defensivamente e frear o ímpeto do adversário. Mesmo assim, Raúl García ainda encontrou espaço para uma boa finalização, mas, desequilibrado, mandou para fora, aos 25.

Além de não obter o empate, que lhe daria a liderança, a equipe de Madri ainda encerrou o jogo com um a menos. Aos 45 minutos, Saúl balançou a rede, mas cometeu falta de ataque. O tempo fechou, Diego Costa acertou uma cabeçada no adversário e deixou o gramado mais cedo.

Já eliminados, Hapoel Tel-Aviv e Académica se enfrentaram em Israel, e o time da casa, que ficou na lanterna do grupo, venceu por 2 a 0. Os gols foram marcados por Mare e Marman.