Atlético de Madrid e Bilbao decidem Liga Europa

A Liga Europa terá uma final espanhola. Com gol no fim, o Athletic Bilbao despachou o Sporting Lisboa por 3 a 1, diante de sua torcida, nesta quinta-feira, e confirmou o duelo decisivo contra o Atlético de Madrid, algoz do Valencia. O time madrilenho venceu por 1 a 0, também nesta quinta, e conquistou com folga a classificação.

Entre as duas semifinais, o confronto envolvendo espanhóis e portugueses foi o mais equilibrado. O Bilbao fora derrotado no jogo de ida por 2 a 1 e precisava de uma vitória simples para avançar à final. Jogando em casa, o time espanhol abriu o placar com gol de Laskurain, aos 17 minutos do primeiro tempo, e parecia encaminha a classificação.

No entanto, sofreu o empate antes do intervalo, ao levar gol de Wolfswinkel, aos 44. O time anfitrião, no entanto, conseguiu retomar a liderança no placar ainda na primeira etapa. Gomez marcou nos acréscimos. O resultado de 2 a 1, mesmo do jogo de ida, levava o duelo para a prorrogação.

Mas, novamente nos instantes finais, o Athletic Bilbao arrancou o terceiro gol, de Llorente, aos 42 minutos do segundo tempo. O atacante mostrou grande reflexo ao aproveitar rápido cruzamento da esquerda, levantando a torcida local.

Na outra semifinal, o Atlético de Madrid teve menos trabalho para eliminar o Valencia. Após fazer 4 a 2 na partida de ida, a equipe madrilenha administrou a vantagem com tranquilidade e venceu por 1 a 0, com gol de Adrian, aos 15 minutos do segundo tempo. Nem a expulsão de Tiago, aos 34, atrapalhou a vitória do Atlético.

A decisão, no dia 9 de maio, em Bucareste (Romênia), não reunirá apenas dois times espanhóis. O duelo contará com dois argentinos em lados opostos. O experiente técnico Marcelo Bielsa, à frente do Bilbao, enfrentará o jovem treinador Simeone, comandante do Atlético de Madrid.