Novidade

Atlético confirma a contratação do técnico Doriva

O Atlético surpreendeu o seu torcedor e ontem anunciou a contratação de Doriva como seu novo treinador para as disputas do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Campeão do Paulistão pelo Ituano, o jovem técnico de 42 anos é a aposta da diretoria atleticana para tirar o time da zona intermediária e lança-lo na disputa por uma vaga na Copa Libertadores. A despeito das dificuldades financeiras que o clube enfrenta pela reforma na Arena da Baixada, o objetivo segue sendo a competição internacional.

A boa campanha do Atlético pós Miguel Ángel Portugal encheu o torcedor de esperança. Mais do que isso. As teimosias do espanhol foram substituídas pela segurança do “feijão com arroz bem temperadinho” do auxiliar Leandro Ávila, que com uma distribuição de funções bem definida fez com que o time se tornasse regular, conseguindo duas vitórias (Coritiba e Figueirense) e dois empates (Corinthians e São Paulo).

O título do Paulistão tornou o inexperiente Doriva (o Ituano foi seu primeiro trabalho de sucesso) em aposta. “É uma aposta semelhante a que seria com a efetivação do Leandro. O currículo do Doriva é mais pesado, afinal foi campeão Paulista. Mas não é um técnico que vai emprestar experiência ao Atlético. A diretoria escolheu a aposta a ser feita. Qualquer uma representa certo risco”, afirmou Guilherme de Paula, comentarista Tribuna 98.

A experiência que colheu ao longo da carreira como jogador e todo o aprendizado como treinador e estudioso elevaram Doriva ao posto de técnico emergente. “É um técnico promissor. Tem rodagem internacional, o que sempre agrada ao Petraglia. Mas não é tão mais rodado que o Ávila. É uma aposta”, garante o comentarista Cristian Toledo.

Na bagagem, Doriva traz disciplina tática. Para Guilherme de Paula é neste ponto que o Furacão deve ganhar. “O Ituano mostrou-se bem organizado defensivamente e neste aspecto o Atlético tem que melhorar. Tem um dos melhores ataques, mas uma defesa ainda com muitos problemas”, concluiu.

Doriva esteve na Arena da Baixada como convidado de honra no jogo Irã x Nigéria. Confidenciou que está animado com a oportunidade, mas preferiu não conceder entrevista. Além do treinador, o Atlético confirmou também a contratação de Anselmo Sbragia, um dos preparadores da seleção brasileira. Ele se apresenta logo depois da Copa do Mundo. Leandro Ávila retorna à condição de auxiliar técnico.