Atlético começa a semana sem preocupações

Depois de trabalhar os últimos 30 dias sob pressão, por figurar na zona de rebaixamento, finalmente o Atlético inicia uma semana mais aliviado. Com a vitória sobre o Figueirense e o auxílio dos demais resultados, o Furacão terminou a rodada na 14.ª posição e pode vislumbrar um futuro menos perturbador.

O time havia entrado na zona da degola após ser derrotado em casa para o Fluminense, na 29.ª rodada, em 11 de outubro, e desde então vinha lutando para se reerguer.

Porém, para escapar definitivamente da Segundona, a equipe precisa alcançar 45 pontos, conforme previsão do site Chance de Gol. Isso representa somar mais 7 pontos nas próximas 4 rodadas, ou seja, vencer os dois jogos que tem pela frente na Arena, diante de Vitória e Flamengo, e empatar pelo menos uma partida como visitante, contra Botafogo e Náutico.

Conforme o mesmo site, a possibilidade matemática de queda para o Atlético reduziu para 31,9%. Para o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, é de 23%.

Positivo

A boa perspectiva de manter-se na elite do futebol nacional encontra apoio na performance do time nas últimas 4 rodadas.

Neste período, o Atlético teve o 2.º melhor desempenho dentre todas as equipes do Brasileirão. O Furacão conquistou 3 vitórias e 1 empate (10 pontos), o mesmo rendimento que Vasco e atrás apenas do São Paulo, que teve uma arrancada fantástica. O Tricolor conquistou 4 vitórias nos 4 jogos (ver quadro).

O aproveitamento do Rubro-Negro na Arena da Baixada também é encorajador. Neste campeonato, o time disputou 17 partidas e obteve 59% dos pontos disputados com 8 vitórias, 6 empates e 3 derrotas.

No entanto para assegurar-se na Série A, o índice de aproveitamento em casa terá de se elevar aos 100%, para não depender de vitórias como visitante.

Outra notícia importante para o clube e que comprova a mudança de ares no CT do Caju é que pela 1.ª vez desde que assumiu o comando do Atlético, na 25.ª rodada, o técnico Geninho não perdeu nenhum jogador, seja por contusão ou suspensão.

A única dúvida era quanto a Rafael Moura que seria julgado no STJD pela expulsão contra o Cruzeiro. O julgamento ocorreu ontem e o atacante foi absolvido. Portanto está liberado para atuar contra o Vitória.

Com a notícia, Geninho poderá finalmente repetir a mesma escalação. Além disso, o técnico contará com o retorno do zagueiro Gustavo Lazzaretti, que cumpriu suspensão.