Atlético amarela e Tricolor fatura o clássico

Dois meses depois, o Paraná Clube voltou a saber o que é uma vitória pelo campeonato brasileiro. Foram sete jogos de angústia, mas ela chegou. Num jogo horroroso, o Tricolor mostrou superação e passou pelo favorito Atlético por 1 a 0, ontem, no péssimo gramado do Pinheirão.

O herói do jogo acabou sendo o zagueiro Fernando Lombardi, que conseguiu transpor a defesa rubro-negra numa pixotada do goleiro Diego, melhor da partida até então. Com o resultado, o time da Vila respira aliviado e foge da zona de rebaixamento, enquanto o Rubro-Negro perde a oportunidade de encostar no líder da competição.

A preocupação de Levir Culpi, treinador do Furacão, com as condições do gramado acabou se confirmando. Com um time técnico e veloz, mas com a condução da bola, sua equipe se perdeu totalmente no piso irregular, que mal permitia dois toques seguidos. O Paraná Clube, por sua vez, preferiu apostar na raça e partir para cima assim mesmo. Mostrou estar mais adaptado ao gramado, apesar de ter perdido o meia William, machucado na buraqueira do Pinheirão.

Mesmo assim, quem levou mais perigo à área do adversário acabou vencedor. Depois do Atlético esboçar um domínio da partida nos primeiros minutos, o Tricolor começou a mandar nas jogadas e pressionar a meta de Diego. Primeiro, Marcel cabeceou para defesa salvadora do goleiro rubro-negro. O mesmo Diego, que viria a falhar no gol paranista, ainda salvou a equipe mais três vezes. Primeiro, foi Gélson Baresi quem cabeceou, depois William e Fernando cobram falta e obrigam o arqueiro a mostrar seu repertório.

Tudo isso sem o goleiro Flávio ter sua meta ameaçada pelo ataque rubro-negro. A não ser uma cabeceada fraca de Washington, Pantera mais reclamou do posicionamento de sua defesa do que trabalhou para evitar o gol do adversário. Restou aos atleticanos buscar o acerto no toque de bola e aos paranistas continuar pressionando nas “bolas paradas”.

A tática do técnico Gílson Kleina foi mais feliz. Após nova pressão inicial do Atlético, mas com finalizações erradas, o Paraná equilibrou as jogadas e voltou a mostrar estar mais perto do gol do que seu rival, mesmo com Levir Culpi apostando em Adriano para melhorar o toque de bola no meio. Para infelicidade geral do goleiro Diego, Fernando cobrou falta da esquerda. O zagueiro Fernando Lombardi subiu mais alto que a zaga atleticana e cabeceou com precisão. Diego foi na bola, defendeu com a mão esquerda, mas com a direita colocou a pelota para o fundo das redes.

No desespero, o Rubro-Negro lançou mão de Ilan e Ivan, enquanto o Tricolor se fechou com Gilmar e Nélio, mas aí a partida virou a festa de São João. Só se viu balão em campo. Nas poucas chances que teve de empatar, o atacante Washington cobrou as faltas próximas à área para fora.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Súmula
Local: Pinheirão
Árbitro: Carlos Jack Rodrigues Magno (PR)
Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Faustino Vicente Lopes (PR)
Gol: Fernando Lombardi aos 21
Cartão amarelo: Goiano, Gélson Baresi, Fabiano, Alan Bahia, Choquito, Axel, Nélio

Paraná Clube 1 x 0 Atlético

Paraná Clube
Flávio; Cláudio, Fernando Lombardi, Gélson Baresi e Edinho; Axel, Goiano, Fernando (Gilmar) e William (Choquito); Marcel (Nélio) e Galvão. Técnico: Gílson Kleina

Atlético
Diego; Marinho, Fabiano e Ígor (Adriano); Raulen, Alan Bahia, Fernandinho, Jádson (Ilan) e Marcão (Ivan); Dagoberto e Washington. Técnico: Levir Culpi

Voltar ao topo