Atlético aguarda Conmebol sobre Libertadores

A vitória do Atlético sobre o Goiás, no sábado, reacendeu as esperanças de o Rubro-Negro conquistar uma vaga na Libertadores de 2011. Mas outro resultado, a ser divulgado hoje, pode ser tão ou mais importante: a devolução de um posto na competição ao futebol brasileiro.

A Confederação Sul-Amerciana de Futebol (Conmebol) define a situação na tarde de hoje, em Assunção, durante a reunião de seu comitê executivo. A partir deste ano, a entidade resolveu dar uma vaga na Libertadores ao campeão da Copa Sul-Americana. Para acomodar esse participante extra, o vencedor da última Libertadores agora ocupará uma vaga de seus compatriotas na edição seguinte. Como o Inter foi o campeão continental, o Brasil perdeu um dos postos e o G-4 do Brasileirão passou a ser G-3.

A CBF reclamou e a Conmebol adiou a resposta para hoje, quando irá consultar as demais federações sul-americanas.

Apesar da pressão dos times brasileiros, não há muito otimismo. O diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, vê pouca disposição da CBF em lutar pelo G4 e acha que a única chance é a criação de uma vaga extra em pré-Libertadores.

Também será sorteado hoje o grupo do Brasil no Sul-Americano sub-20, que começa em janeiro de 2011, no Peru, e classifica os dois primeiros colocados para as Olimpíadas de 2012. O técnico do Brasil será Ney Franco, hoje no Coxa.