Os atletas araucarienses que compõem a seleção paranaense de karatê foram a Cuiabá-MT disputar o Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil, Juvenil e Júnior, realizado no fim de semana passado.
Das seis medalhas paranaenses, quatro foram conquistadas por caratecas araucarienses, no Campeonato Brasileiro de Karatê. O Paraná ficou em 7.º lugar no quadro geral. Dos 15 caratecas de Araucária que completaram a seleção do Estado (composta por 44 karatecas), se destacam: Rafael Duarte (14 anos, faixa marrom), Dhan Kurihara (14 anos, faixa marrom), Victor Ramon (17 anos, faixa marrom), conquistando medalhas de bronze em suas categorias e Rogério Emerick (17 anos, faixa roxa) medalha de prata, vice-campeão brasileiro.
Não é à toa que Araucária vem se desenvolvendo tanto no esporte. O município tem em sua estrutura esportiva três núcleos (Caic, Nesfa e Parque Cachoeira), onde estão instaladas escolinhas públicas de karatê administradas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com cerca de 600 alunos treinando durante toda a semana.
Segundo o Sensei João Carlin Perreira Padilha (faixa preta, 2.º dan), Araucária alcançou estes resultados através da dedicação em que os atletas treinam. "A minha meta era obter estes resultados em dois anos, mas o desempenho dos atletas foi surpreendente, trazendo as primeiras conquistas já neste ano. Tudo graças ao ambiente de treinamento que a Smel concluiu para estes atletas."
A grande surpresa foi por parte do carateca Rogério Emerick, que em sua primeira participação no Campeonato Brasileiro de Karatê foi vice-campeão brasileiro na categoria juvenil acima de 75kg e convocado pelo técnico da seleção brasileira, Luís Otávio Aranha Lacombe, para se apresentar este mês em Teresópolis, para compor a seleção brasileira que disputará os Jogos Pan-americanos em Montevidéu na capital do Uruguai nos dias 2, 3 e 4 de setembro.
"O investimento no esporte em nosso município tem dado cada vez mais bons frutos, Rogério é mais um exemplo de garotos que se dedicam ao esporte e fazem dele uma filosofia de vida. Quem sabe, ele possa se profissionalizar um dia. Nosso dever agora é dar todo o apoio necessário, deixando para ele somente a preocupação em se apresentar bem", declara Roberto Mota, secretário de Esporte e Lazer de Araucária.


