Atletas italianos são condecorados pelo presidente Napolitano

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, recebeu nesta sexta-feira (5) no Palácio Quirinale, sede da presidência, os atletas italianos medalhistas nas Olimpíadas de Pequim, para cumprimentá-los pelos sucessos obtidos na China.

Pela primeira vez, os atletas que participaram das Olimpíadas receberam condecorações da Ordem do Mérito da República Italiana, a partir de uma iniciativa pessoal do próprio Napolitano.

A Itália terminou a Olimpíada em 9º lugar no ranking final de medalhas e, após 24 anos, conseguiu superar a França, rival histórica.

O chefe de Estado conferiu o grau de Comendador aos atletas que obtiveram medalhas de ouro. Receberam o reconhecimento a judoca Giulia Quintavalle, o esgrimista Matteo Tagliariol, a nadadora Federica Pellegrini, a atiradora Chiara Cainero, o lutador Andrea Minguzzi, o campeão da marcha atlética Alex Schwazer e o pugilista Roberto Cammarelle.

Apesar de não terem ganhado medalhas, receberam a mesma honraria o arqueiro Ilario Di Buò e o atirador Giovanni Pellielo, “em consideração às suas numerosas presenças em Olimpíadas”.

“Voltamos como vencedores de medalhas olímpicas e com o orgulho de ter mantido as promessas feitas dois meses atrás: de honrar a Itália e manter nosso país na elite do esporte mundial”, declarou presidente do Comitê Olímpico Italiano (Coni), Gianni Petrucci, que acompanhou a delegação e manteve constante contato com o presidente Napolitano durante os Jogos.