Alguns atletas da delegação norte-americana que irá aos Jogos Olímpicos de Pequim estão pensando em usar máscaras cirúrgicas na cerimônia de abertura para, segundo eles, evitar contaminações pelo ar poluído.

De acordo com o Wall Street Journal, o triatleta Jarrod Shoemaker é um dos que gostaria de usar uma das cerca de 600 máscaras distribuídas, quase que secretamente, a membros da delegação.

“Eu gostaria de usar. Tem que ver se vão me deixar usá-la”, declarou Shoemaker.

O jornal afirma que as autoridades dos EUA sabem que o uso de máscaras durante a cerimônia de abertura pode ser uma afronta ao governo chinês, o qual prometeu que o ar de Pequim estará mais limpo até agosto.

“Quando alguém usa uma máscara, está querendo dizer ‘vocês fedem'”, comentou Scott Schnitzspahn, diretor de desempenho da equipe norte-americana de triatlo.

As autoridades chinesas se comprometeram em reduzir o trânsito de automóveis e em fechar as fábricas que emitem gases poluentes, a fim de melhorar o ar para as Olimpíadas.

A contaminação, porém, continua sendo uma das maiores preocupações para os atletas, principalmente para os que disputarão provas de resistência.