Atletas de canoagem treinam em Curitiba

Os 22 atletas das equipes brasileiras de canoa e caiaque estão treinando no Parque Náutico, no Rio Iguaçu, em Curitiba, para a seletiva pan-americana que classificará os participantes das Olímpicas 2004, em Atenas.

A seletiva, que reunirá atletas de 18 países, vai acontecer de 29 de abril a 2 de maio, no próprio Parque Náutico. O primeiro colocado de cada prova será classificado para os jogos mundiais, na Grécia.

Os treinos seguem até a véspera da competição. Ontem, a equipe chilena chegou a Curitiba e também deve iniciar treinamento nas águas do Parque Náutico. Nas próximas semanas devem chegar as demais seleções.

O Brasil tem oito representantes na categoria canoa e mais oito no caiaque masculino, além de oito mulheres na categoria caiaque. A seleção treina, em média, cinco horas por dia, durante toda a semana.

Tanto esforço, segundo os atletas, promete resultados positivos sobre os principais adversários, que são as seleções de Cuba, Chile, Estados Unidos, Canadá e Argentina.

Entre os favoritos da equipe que defende o Brasil está a dupla de k2 – 500 metros – o paranaense Fábio Demarch e o paulista Guto Campos. Os dois foram campeões no Pan- americano de Santo Domingo, na República Dominicana. Animados com o ouro, eles prometem tentar uma boa marca no pré-olímpico.

Maior do Brasil

O Parque Náutico faz parte do complexo ambiental do Iguaçu, que inclui o zoológico de Curitiba. Criado em 1976, o Parque Náutico é considerado o maior parque urbano do Brasil, com uma área total de 8,2 milhões de metros quadrados – quase seis vezes o tamanho do Parque Barigüi.

O lago que serve para a disputa de campeonatos internacionais de remo e canoagem também serve no dia-a-dia para o treinamento de atletas da cidade. A “raia” é considerada pelos profissionais dos esportes náuticos como a melhor do Brasil.

No parque também existem, além do zoológico, vários pomares públicos e bosques naturais, abertos para visita de terça a domingo, das 8 às 17h.

Voltar ao topo