A Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Esporte e Lazer, terá um total de 484 atletas nas disputas dos Jogos da Juventude do Paraná, que serão instalados na noite desta sexta-feira na cidade de Pato Branco. Esta será a 20.ª edição da competição, tida como a mais importante na área do desporto estudantil.

A capital do Estado somou muitos títulos ao longo deste evento, que tem o aval da Secretaria de Estado da Educação e execução da Paraná Esporte.

Pato Branco vai sediar a edição deste ano e vai receber, a partir de hoje, delegações de praticamente todo o Estado do Paraná, somando milhares de atletas, dirigentes, auxiliares e pessoal de apoio. Afinal, os Jojups são uma autêntica olimpíada, nada ficando a dever às maiores promoções de massa do esporte brasileiro e sul-americano.

Além dos 484 atletas,o município de Curitiba enviará a Pato Branco 49 técnicos de modalidades esportivas, auxiliares técnicos e mais 33 pessoas na organização geral, a maioria deles professores.

A capital do Estado está inscrita para disputar as modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futebol de salão, handebol, judô, karatê, natação, tae kwon do, tênis, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez. Também está inscrita a equipe de futebol e uma outra de ginástica rítmica desportiva.

Viajam amanhã

Em três grandes escalões, que serão atendidos por uma frota de 14 ônibus e 5 caminhões, a delegação curitibana começa a se deslocar amanhã à noite para a cidade de Pato Branco.

A vanguarda, já viajou na tarde de ontem.

Amanhã seguirão os primeiros nove ônibus, na segunda-feira (21), outros três,e finalmente na quarta-feira (23), mais 2 ônibus. O escalonamento foi feito já que algumas modalidades como a natação e o atletismo têm duração de poucos dias de disputas, que tão logo terminem terão seus atletas regressando a Curitiba.

Raul Plasmann, secretário municipal de Esporte e Lazer, irá acompanhar passo a passo a campanha dos curitibanos nos Jojups. Como não poderá estar permanentemente junto à delegação, já que tem muitos afazeres junto à Smel, designou a gerente de Esportes, professora Adriane Cristina dos Santos, para chefe da delegação.

Todas as saídas dos ônibus, amanhã, segunda e quarta-feira da próxima semana, serão à noite, com saída por volta das 22h, defronte à Prefeitura Municipal de Curitiba.

Em Pato Branco, os curitibanos ficarão alojados nas dependências do Colégio Bremem.