Atletas cegos e se preparam para mundial no Canadá

As seleções brasileiras que irão disputar o II Mundial da International Blind Sports Federation-IBSA, em Quebec, Canadá, já estão em fase de concentração em São Paulo. Entre os dias 25 e 31 de julho, 36 atletas irão entrar na etapa final de treinamentos.

As seleções de goalball e judô treinam em São Paulo e os atletas de natação e atletismo, em São Caetano. Os golbolistas se concentram na Federação Paulista de Futsal-FPFS e os judocas no Complexo do Ibirapuera. Já os sete nadadores se reúnem no Complexo Esportivo Lauro Gomes de Almeida e a equipe de atletismo no Clube São José. De acordo com o técnico nacional de judô, Leonardo Mataruna, o Brasil tem grandes chances de voltar para casa com medalhas. “Os atletas da modalidade de judô irão treinar durante quatro horas por dia, no nível máximo de performance de cada um”, afirma Leonardo.

A delegação que está em São Paulo é composta por aproximadamente 57 pessoas, sendo 36 atletas, num total de 12 mulheres e 24 homens. Eles ficarão hospedados no Hotel San Michel, no Largo do Arouche, até o dia 31, data em que embarcam para Quebec.

Ádria Rocha e André Luis Garcia são algumas estrelas brasileiras, da modalidade de atletismo, que prometem brilhar neste Mundial. A velocista Ádria, eleita melhor atleta do Brasil, englobando o esporte olímpico e paraolímpico, em 2000, possui um currículo invejável, acumulando várias medalhas ao longo desses 16 anos como atleta. André também é considerado um dos destaques. O atleta conquistou três medalhas de ouro nos 100, 200 e 400 metros no Mundial de Atletismo da França, em 2002. Rodrigo Machado, da natação, e Antonio Tenório, do judô, também devem trazer resultados positivos para o Brasil. Tenório é bi-campeão paraolímpico e Rodrigo foi medalha de ouro no Parapanamericano dos Estados Unidos, em 2001.

A Associação Brasileira de Desportos para Cegos-ABDC, para viabilizar a participação dos atletas brasileiros, conta com o apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro-CPB, do Ministério dos Esportes e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Município do Rio de Janeiro.

Programação do Mundial – O cerimonial de abertura acontece no dia 3 e o início das provas está marcado para o dia 4, data em que a seleção brasileira começa a competir, visando uma vaga para os Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004. Os jogos terminam no dia 11 de agosto quando acontece a cerimônia de encerramento. A delegação brasileira volta logo em seguida chegando em São Paulo no dia 13.

Voltar ao topo