Soelen, do Aquacenter Batel, exibe,
eufórica, o troféu e medalha de ouro
pelo título continental de triatlon.

O Aquacenter Batel/Cata Preta está festejando a conquista do Sul-Americano de Triathlon na categoria feminina 14/15 anos, façanha conquistada pela jovem atleta Soelen Gracco Bozza.

O campeonato continental da modalidade foi celebrado no último domingo na cidade de Brasília, tendo como local a Ponte JK, localizada às margens do Lago Paranoá.

A performance da paranaense Soelen foi simplesmente espetacular, vencendo a prova com o tempo de 1 hora, 10 minutos e 32 segundos, um tempo considerado excepcional. Na categoria de Soelen, 14/15 anos, a prova consta de 750 metros de natação, 20 km de ciclismo, e de 5 km de corrida a pé. A atleta do Paraná foi absoluta, saiu na frente, liderou todo o percurso, tanto o de natação, como do ciclismo e da corrida a pé, chegando folgadamente em primeiro lugar, conquistando galhardamente o título de campeã sul-americana.

Para lograr esse importante feito – que orgulha sobremaneira o esporte paranaense – Soelen ganhou ajuda do Colégio Bom Jesus, onde cursa a 8.ª série do 1.º grau, do qual recebeu a passagem aérea; também, da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte (Smel).

Tão logo retornou a Curitiba, ainda na terça-feira última, a atleta apresentou-se ao seu técnico, professor Luiz Cata Preta, iniciando preparativos para o próximo desafio, que será a 3.ª etapa do Troféu Brasil, a ser disputado no dia 15 de agosto, na cidade de Belo Horizonte.

No Troféu Brasil, Soelen tem uma bela história: venceu a 1.ª etapa, e ficou em segundo na 2.ª etapa. Agora ela vai encarar, na condição de favorita, a 3.ª etapa. Só para lembrar, Soelen é uma das triatletas mais prendadas nos últimos anos. Em 2002 e 2003, sagrou-se campeã brasileira infantil. Objetivo agora é o tricampeonato nacional, que espera conquistar no próximo campeonato brasileiro que está marcado para o dia 9 de outubro, na cidade de Fortaleza.

Como sempre, os atletas paranaenses são carentes de patrocínio, pelo que, se houver algum empresário ou empresa que queira apostar nas qualidades de Soelen, oferecendo-lhe um patrocínio, o contato pode ser feito pelo telefone 242-4311 (Federação Paranaense de Triathlon), que seu presidente, professor Edgar Faccin, fornecerá todas as informações necessárias.