Campeão em 2009 e 2012, o argentino Francisco Chamorro garantiu o tricampeonato da Copa América de Ciclismo ontem, ao completar os 12.280m da prova, disputada no Aterro do Flamengo, no Rio, em 2h45min27.

A segunda colocação ficou com o brasileiro Nilceu Santos, companheiro de Chaporro na equipe de Pindamonhangaba, enquanto Kleber Ramos, da Foz do Iguaçu, foi o terceiro.

Um dos favoritos ao título, Chaporro figurou no pelotão intermediário durante praticamente toda a prova. Nos segundos finais, porém, o argentino, que mora há 10 anos no Brasil, deu arrancada e acabou ultrapassando os primeiros colocados, deixando Kleber Ramos para trás nos últimos metros do circuito.

No feminino, o título ficou com Luciene Ferreira, garantindo a dobradinha com Pindamonhangaba. Após disputa acirrada, Luciene deu arrancada nos últimos 300m e completou a prova em 1h00min15s747, superando a atleta olímpica Clemilda Fernandes, brasileira mais bem colocada no ranking mundial, por apenas quatro centésimos.

A terceira colocação ficou com Valquíria Pardial, campeã da competição em 2011. Esta é a segunda vez que Luciene conquista o título da Copa América, competição onde garantiu a medalha de ouro em 2010.