Atleta americano deve perder medalha de ouro

Grosseto, Itália – O Conselho da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) decidiu anular todos os resultados do velocista norte-americano Jerome Young, em provas disputadas entre 1999 e 2001. Reunido em sessão extraordinária ontem, na cidade de Grosseto, na Itália, o Conselho considerou o atleta culpado no processo por uso de doping. Com isso, ele poderá perder, inclusive, a medalha de ouro conquistada com a equipe de revezamento 4 x 400 dos EUA, nas Olimpíadas de Sydney-2000.

“Em razão de sua inelegibilidade para participar das competições por causa de infração nas regras antidoping, todos os resultados conseguidos por Jerome Young entre 26 de junho de 1999 e 25 de junho de 2001 ficam cancelados, incluídos os de subtituição”, informou a entidade, em uma nota oficial distribuída ontem.

O secretário-geral da IAAF, Istvan Gyulay, confirmou a possibilidade de Young perder a medalha. “O Conselho vai recomendar ao COI (Comitê Olímpico Internacional) que seja lhe retirada a medalha de ouro do revezamento (4×400) dos Jogos de Sydney”, disse o dirigente.

Young, que abriu a prova de revezamento da equipe norte-americana nas semifinais de Sydney, teve resultado positivo no exame de doping para nadrolona num teste realizado em 1999, porém a Federação Norte-Americana permitiu que ele competisse em Sydney. Jerome Young é o atual campeão mundial de 400m.

Voltar ao topo