enkontra.com
Fechar busca

Athletico

Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Higenamina?

Entenda o que é a substância que causou doping em dupla do Athletico

Composto foi ingerido após a indicação de um profissional de nutrição do clube

  • Por Juliana Fontes
Thiago Heleno é um dos atletas que caiu no doping. Foto: Albari Rosa.

O caso de doping envolvendo o zagueiro Thiago Heleno e o volante Camacho, ambos do Athletico, se deu pelo uso de uma substância chamada higenamina, proibida nos Estados Unidos e sem regulamentação no Brasil. O composto, provavelmente consumido misturado a outros suplementos que os atletas tomam no dia a dia, foi ingerido após a indicação de um profissional do departamento de nutrição do clube. A substância é usada para a diminuição da taxa de gordura corporal por meio do aumento da frequência cardíaca, porém, não há aprovação da Anvisa para o uso da higenamina em produtos comercializados no país.

A origem do uso do componente está na medicina oriental. Extraída de plantas, a substância proporciona um efeito próximo da adrenalina. Este composto aumenta a frequência cardíaca e relaxa a musculatura das vias aéreas, o que pode fornecer um aumento no desempenho do atleta.

+ Leia mais: Athletico tenta deixar pra trás caso de doping e seguir a vida

O Professor Adjunto do Departamento de Química da UFPR, Daniel da Silveira Rampon, esclareceu que ainda que seja uma substância natural, não há dados suficiente para que seja utilizada com segurança. “A higenamina é um composto orgânico natural que foi estudada clinicamente sobretudo na China. No entanto, o FDA (Food and Drug Administration – EUA) nunca aprovou seu uso nos Estados Unidos”, explicou.

Ainda pouco conhecida do ponto de vista teórico, a substância está na lista de componentes considerados como doping. O Nutricionista Esportivo e Personal Trainer, Fernando Hoinaski, que já trabalhou em clubes de futebol, alertou que existem riscos no consumo da substância.

+ Confira também: Furacão tem episódio triste em meio a ‘momento mágico’

“A higenamina está proibida pela Agência Mundial anti-doping (WADA-sigla em inglês) desde 2017 por ter apresentado efeitos colaterais em atletas, em especial cardíacos, que estavam fazendo seu uso. Não se sabe a dosagem segura para o uso desta substância”, explicou, ressaltando a aceleração cardiovascular que ocorre por conta da ingestão.

Em 2016, o jogador francês Mamadou Sakha, do Liverpool, foi punido pelo uso da substância. Na ocasião ele foi suspenso por 30 dias e por isso deixou de jogar as finais da Liga Europa e também não pôde representar a França na Eurocopa daquele ano.

+ Confira a tabela completa e a classificação do Campeonato Brasileiro!

Para quem não quer arriscar em consumir um produto não regularizado, é preciso atenção. Ainda que banido dos Estados Unidos, há no Brasil suplementos comercializados na internet e lojas que contêm a substância, como explicou Hoinaski. O especialista ressalta que seu uso não garante a perda de peso, como muitas pessoas, de forma equivocada, acreditam.

“Este composto está presente principalmente nos famosos ‘Fat Bunners’, ou seja, nos suplementos queimadores de gordura. Porém, ele mobiliza a gordura, o que é diferente de fazer perder gordura ou peso. Ocorrem várias etapas antes de a gordura ser usada como fonte de energia ou seja, ser queimada”, afirmou.

O especialista alerta sobre a venda de fácil acesso do produto e que é preciso sempre ler os rótulos para se ter certeza que não se está consumindo um componente que pode ser prejudicial à saúde. “Nos rótulos a higenamina pode também estar ‘escondida’ sendo descrita como norcoclaurine ou demethylcoclaurine”, finalizou Hoinaski.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

40 Comentários em "Entenda o que é a substância que causou doping em dupla do Athletico"


Juliano Franco
Juliano Franco
3 meses 6 dias atrás

Como Coxa-branca… Só acho que ja que foi erro de um profissional… Que esse profissional seja severamente punido…pois é inadmissível um profissional do esporte não souber as substâncias que são proibidas.

Alto De Tantas Glórias
Alto De Tantas Glórias
3 meses 6 dias atrás

Tudo esclarecido! É só olhar a pança do T. Heleno na foto da reportagem! Parece grávido de 5 meses com os seios inchados! O tal do Nikao tem gordura até nas Buchecha, parece o Kiko. Ai tomaram uns remedinhos! E os Poodles tem o focinho de pau de dizer que o Rodrigão é gordo!

cleverson ramos
cleverson ramos
3 meses 6 dias atrás

e você gordura no Cerebro kkkkkkkkkkkkkkk

Destruidor de Falidos da série B
Destruidor de Falidos da série B
3 meses 6 dias atrás

Não pakita arrombada, o Rodrigão não é gordo ele é um obeso mórbido mesmo. E o jogos da série B como estão? vão conseguir subir este ano? huahauahuahauahua

Marcos Lopes
Marcos Lopes
3 meses 6 dias atrás

migué do krai

Moacyr Ferreira
Moacyr Ferreira
3 meses 6 dias atrás

Fico imaginando se esta coxarada, todos desorientados, que ficam tecendo comentarios em noticias de times de Serie A e Libertadores, se preocupassem com o time deles como com o de outros, talvez o timinho deles nao estivesse na situaçao vexatoria atual. Bobos!!!

fernando. fernando
fernando. fernando
3 meses 6 dias atrás

Nós teremos jogos fáceis >>Copa do Br Fortaleza.>>1ª divisão Corinthians>>Recopa River Plate.>>1ª divisão Flamengo>>>Recopa River Plate..>>1ªdivisão Fluminense.>>1ª divisão Palmeiras..e as pakitas sim é que tem jogos difíceis >>CRB pela segundona

Flavio Steiner
Flavio Steiner
3 meses 6 dias atrás

E parou por aí, quando viu que terá que enfrentar o Imortal Tricolor, né? Kkkkkkkkkkkkkkkk

cleverson ramos
cleverson ramos
3 meses 6 dias atrás

está falando do FLUMINENSE KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

fernando. fernando
fernando. fernando
3 meses 6 dias atrás

Ops..esqueci tem ainda o jogo de volta pela Copa do Brasil contra o Fortaleza

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas