Em uma definição de última hora, a Globo resolveu transmitir a Copa do Brasil também no canal Premiere. Antes, todos os jogos da competição eram transmitidos ou na tv aberta, ou no Sportv, inclusive para a cidade onde o duelo acontece. No entanto, a partir dessa semana a estratégia mudou. Com isso, Athletico e Palmeiras, que não assinaram com o PPV do Brasileirão, terão suas partidas no canal pago.

Isso é possível porque o acordo televisivo do torneio é amarrado diretamente com a CBF, ao contrário da Série A. O Furacão estreia nesta quinta-feira (16), às 19h15, contra o Fortaleza, no Castelão, enquanto o time paulista joga no dia 22 de maio, também fora de casa, contra o Sampaio Corrêa.

Estratégia

A inclusão da Copa do Brasil no sistema ’pague para ver’ faz parte de uma estratégia de expansão de oferta digital da Globo, focada na plataforma de streaming Premiere Play, lançada em julho do ano passado por R$ 79,90/mês. Todos os jogos do torneio estarão disponíveis no PPV, seja na televisão ou internet.

+ Leia também: Furacão reencontra o Fortaleza, agora pela Copa do Brasil

No caso específico de Athletico e Palmeiras, a tática é potencializada por causa da ausência do acordo do Brasileirão. Incluir a presença desses dois clubes no Premiere é uma forma de manter seus torcedores como assinantes e, ao mesmo tempo, ganhar com vendas avulsas dos jogos.

É provável, inclusive, que o time paulista fique fora da grade das TVs aberta e fechada na Copa do Brasil até a grande final, caso chegue até lá. De acordo com o site Máquina do Esporte, os dois jogos das oitavas de final contra o Sampaio serão exclusivos do PPV.

+ Mais na Tribuna: Conmebol muda data da Recopa entre Athletico e River Plate

Fortaleza x Athletico, por outro lado, será transmitido para todo o Brasil pelo Sportv. Quem está no Ceará, contudo, precisa ser assinante do Premiere (ou comprar o jogo avulso) para assistir. A lógica do bloqueio de praça se inverte quando o duelo acontecer na Arena da Baixada, em Curitiba, no dia 5 de junho.

Concorrência

Outro motivo que explica a inclusão da Copa do Brasil no Premiere é a concorrência crescente. A plataforma de streaming DAZN entrou forte no mercado brasileiro recentemente, com direitos exclusivos da Copa Sul-Americana, campeonatos francês e italiano, entre outros, por R$ 37,90 mensais. Menos da metade do preço cobrado pelo serviço da Globo.

Ou seja, o cardápio oferecido pelo Premiere aumenta consideravelmente sua atratividade com o torneio nacional. Ao todo, serão mais 30 partidas — todas com caráter decisivo — até o fim da temporada. Até então, o produto contava com alguns estaduais e Brasileirão Série A (sem Athletico e Palmeiras) e Série B.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!