Mais uma!

Athletico bate o xará Atlético-MG na Arena da Baixada

Marcelo Cirino deixou o dele no primeiro tempo. Foto: Jonathan Campos

O Athletico conseguiu uma importante vitória na busca por subir posições no Campeonato Brasileiro. Neste sábado (17), o Furacão bateu por 1×0 o Atlético-MG, pela 15ª rodada da Série A, e soma agora 22 pontos na disputa. Momentaneamente, o time está na oitava colocação. Em um jogo equilibrado, o Rubro-Negro soube definir no detalhe e conseguiu um importante fôlego para voltar a se concentrar no Brasileirão, deixado de lado em muitas situações da temporada por conta de outras competições como Libertadores e Copa do Brasil.

+ Veja como foi o jogo no lance a lance

Ainda que não esteja no topo da tabela, é importante destacar que o Athletico tem um jogo a menos na Série A. O confronto com o São Paulo, pela 13ª rodada, precisou ser adiado por conta da viagem do time ao Japão para a disputa da Levain Cup. Essa partida será colocada em dia nesta quarta-feira (21), na Arena da Baixada, a partir das 19h15.

No confronto entre os xarás, a partida começou equilibrada. Nenhum dos lados chegou com perigo nos instantes iniciais, dando a entender que os 90 minutos estavam totalmente em aberto. Enquanto o Paranaense entrou em campo na 11ª posição, o Galo chegou para o confronto com moral, na quarta colocação, e sem nenhuma derrota desde a retomada do Brasileirão após o fim da Copa América. Porém, colocando de lado o favoritismo e fazendo valer o fator casa, o Rubro-Negro conseguiu aproveitar a oportunidade que teve e saiu com os três pontos garantidos.

Um fato inusitado fez o duelo ser interrompido. Aos 19 minutos, parte da iluminação do estádio atleticano parou de funcionar e o jogo precisou ser paralisado. Após 10 minutos os refletores voltaram a funcionar e o duelo foi retomado. Em casos como esse, vale lembrar, o cronômetro não é parado. Portanto, aos 29 minutos a bola voltou a rolar.

O Rubro-Negro voltou à disputa com vontade de abrir o placar e após boa jogada individual de Adriano, o camisa 21 passou para Marco Ruben, que finalizou mal e mandou a bola por cima da meta.
Apresentando mais velocidade e trocas de passes, o Furacão, de fato, saiu na frente. Aos 37, Marco Ruben tentou a finalização, mas o goleiro espalmou. Marcelo Cirino aproveitou o rebote e, na entrada da área, mandou de trivela para o fundo das redes.

Mesmo que não tenha conseguido construir mais jogadas de perigo na primeira etapa, o Furacão não permitiu que o adversário jogasse na metade inicial.

O técnico Rodrigo Santana, do Atlético-MG voltou para o segundo tempo apostando em uma reação de seu time e fez duas trocas já na entrada de campo. Martínez e Cazares saíram para a entrada de Nathan e Otero. As trocas surtiram efeito e Galo conseguiu mais posse de bola e passou a incomodar com mais frequência a defesa do Rubro-Negro, mas não foi efetivo.

+ Confira a classificação da Série A!

Aos 14 minutos, por muito pouco o Furacão não sofre o empate. Chará limpou o marcador e bateu. A bola desviou em Léo Pereira e ia entrando lentamente para o gol, mas Santos se esticou todo e conseguiu evitar o prejuízo.

Mesmo pressionado, o Athletico teve sua chance de ampliar. Aos 22 minutos Adriano fez bela jogada pela esquerda e cruzou na medida para Marcelo Cirino. Ao subir para cabecear o camisa 10, chegou mal, acabou cometendo falta de ataque e desperdiçou a oportunidade.

Conseguindo segurar o ímpeto do Galo até o apito final, incluindo alguns milagres operados pelo seguro Santos, o Furacão garantiu o 1×0, confirmou sua sétima vitória no Brasileirão e chega, momentaneamente, na oitava colocação.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
1º Turno – 15ª Rodada

ATHLETICO 1×0 ATLÉTICO-MG

Athletico
Santos; Madson, Pedro Henrique, Léo Pereira e Adriano (Márcio Azevedo); Wellington, Bruno Guimarães e Marcelo Cirino (Nikão); Thonny Anderson (Bruno Nazário), Rony e Marco Ruben.
Técnico: Tiago Nunes

Atlético-MG
Cleiton; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Ramón Martínez (Nathan), Elias, Cazáres (Otero) e Vinícius (Geuvânio); Chará e Papagaio.
Técnico: Rodrigo Santana

Local: Arena da Baixada (Curitiba)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (FIFA-PA)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP) e Helcio Araujo Neves (PA)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Gol: Marcelo Cirino, 37,1ºT (CAP)
Cartão amarelo: Adriano, Bruno Nazário, Marco Ruben (CAP); Martínez (CAM)
Público total: 15.644
Renda: R$ 316.170,00