Olho no adversário

Adversário do Athletico, Guaraní é um dos mais tradicionais do Paraguai

Gustavo Florentín (de boné) é o técnico do Guaraní. Foto: Divulgação/Guaraní

Adversário do Athletico nesta quarta-feira (20), às 19h30, na Arena da Baixada, o Guaraní, do Paraguai, deve ser um time que dará mais trabalho que o General Díaz, que o Furacão venceu por 2×1 na última quarta-feira (13). Além de ser muito mais tradicional, o clube vive um momento melhor no futebol local.

Atualmente, o Guaraní é o terceiro colocado no Campeonato Paraguaio. Em seis rodadas, somou 12 pontos, apenas um a menos que Olímpia e Cerro Porteño. Um time em recuperação, depois da campanha irregular da última temporada, quando ficou até fora da Libertadores 2019. O Paraguai conta com dois campeonatos nacionais por ano, o Apertura e o Clausura. Em 2018, o Auri-Negro terminou na oitava e sétima posição, respectivamente, mas foi campeão da Copa do Paraguai.

+ Leia também: Furacão aproveita mais um teste pra definir time titular

Anteriormente, brigou pelo topo, ficando em segundo no Apertura 2017, apenas um ponto atrás do campeão Libertad, e foi terceiro no Clausura. Já em 2016, acabou ficando com o título do Clausura, assim como em 2010. Aliás, de 2012 pra cá, a equipe sempre terminou entre os três primeiros em pelo menos uma das competições.

No total, o Guaraní tem 11 títulos nacionais e é, ao lado de Olímpia e Cerro Porteño um dos únicos que nunca foi rebaixado. Já disputou 17 vezes a Libertadores, tendo como melhor campanha a semifinal de 2015, quando foi eliminado pelo campeão River Plate.

+ Mais na Tribuna: Athletico se espelha em gigantes europeus pra se tornar ‘time de dono’

Em campo, o Auri-Negro terá um velho conhecido do futebol brasileiro e com passagem por aqui. O atacante Ortigoza, que defendeu o Paraná Clube no ano passado, tem dois gols marcados em seis partidas na temporada. Outros dois jogadores do elenco já passaram pelo futebol brasileiro. Os meias Saldívar, que atuou por Figueirense e Tombense-MG, e Cláudio Aquino, que vestiu a camisa do Fluminense.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!