Atenah e Saracura vencem abertura da Brasil Wild

Desafio extra: uma ponte
pênsil no meio do caminho.

Paraty – As equipes Saracura e Clight Salomon Atenah, de comum acordo, decidiram empatar em primeiro lugar na etapa de abertura da Corrida de Aventura Brasil Wild, disputada em Paraty, litoral sul fluminense, após 23 horas de superação. Este foi o primeiro empate em uma prova no Brasil. O primeiro caso registrado no mundo foi no ano passado, na Primal Quest, prova disputada nos EUA, entre as equipes Seagate e Nike/ACG/Balance Bar.

Ao longo dos 133 km de prova, as duas vencedoras mantiveram uma disputa acirrada. Quando os dois times alcançaram o rapel de 200m, no Pão de Açúcar, foi que seus integrantes optaram pela união e sobrevivência. ?Quando chegamos no rapel percebemos que não poderia ser diferente. Esquecemos da competição e só pensamos em cuidar uns dos outros. A partir daí ficou todo mundo junto?, declarou o capitão da Saracura, José Roberto de Carvalho Pupo.

A chegada dos atletas na Praia do Jabaquara, ponto final da prova, aconteceu às 8h01 de domingo e emocionou a todos que esperavam na areia. Os integrantes das duas equipes se abraçaram e cruzaram o pórtico juntos dizendo em alto som: ?Navegar é preciso?, frase de resposta à pergunta do PC17.

Os pontos e a premiação das equipes serão somados e divididos entre primeiro e segundo lugar. A terceira equipe a completar a prova foi a Mitsubishi Salomon Quasar Lontra, que completou a linha de chegada às 9h37. As três equipes ganharam um bônus de 40 minutos no tempo total da prova, pois encontraram o PC17, um PC virtual facultativo aonde havia a resposta para a pergunta: O que está escrito na bóia?

A Brasil Wild, válida pelo Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura RBCA, reuniu as modalidades natação, trekking, mountain-bike, canoagem, técnicas verticais (que incluiu um rapel de 200 metros) e orientação.

O organizador do evento, Júlio Pieroni, destacou os pontos principais da prova. ?Essa foi uma verdadeira corrida de aventura. Quem concluiu sabe os limites que foram superados?, disse. Além da prova de Paraty, o Circuito Brasil Wild 2005 terá etapas na Serra da Canastra, em maio, e Poços de Caldas, em agosto.

Voltar ao topo