Por causa da Copa do Mundo, o GP Brasil de Atletismo, que tradicionalmente acontece em maio, foi adiado para agosto. E isso vai permitir que o Mangueirão, em Belém (PA), receba no dia 10 do quarto homem mais rápido de todos os tempos, o jamaicano Asafa Powell. Se confirmar o favoritismo, ele deverá ser apenas o segundo atleta a correr abaixo de 10s em 30 edições do GP.

continua após a publicidade

Apesar de ser o principal evento internacional do calendário do atletismo brasileiro, parte das 15 competições da série de Meetings da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), o GP Brasil raramente recebe grandes nomes da modalidade.

A mudança de datas, porém, colocou o evento brasileiro no meio da temporada internacional. Em maio, Powell sequer poderia competir. Afinal, ele estava terminando de cumprir uma punição por doping. O jamaicano, afastado do atletismo desde junho do ano passado, participou do Meeting de Lucerna, na Suíça, e foi terceiro com o tempo de 10s30.

“Estamos fazendo esforços para trazer bons atletas e realizar um torneio forte, dentro das tradições do GP Brasil de Atletismo”, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes.

continua após a publicidade

Asafa tem seu recorde pessoal dos 100 metros em 9s72, marca conseguida em setembro de 2008, então recorde mundial. Apesar correr há 11 temporadas abaixo de 10s, o jamaicano não tem nenhuma medalha olímpica.