As grandes vencedoras do Clássico Primavera

Destaques da história do Clássico Primavera, que teve início com Cocarde, apresentada por Afonso Piotto e dirigida por Constante Bini, defendendo a farda da sra. Wanda Berquó.

Treinadores – Entre os treinadores o destaque é de Carlos Pereira Gusso, que apresentou as vencedoras da tradicional prova: Fistuca, Mozoelita (duas vezes), Gran Cigana, Elimba e Offa. Márcio Pereira Gusso, por sua vez, obteve cinco vitórias: Índia Maria, Caroline di Bond, Vip Bee, Allegoric e Pianista di Ouro. Dois treinadores do passado destacaram-se com quatro vitórias: Trajano Athayde: Cut Legend, Sineska, Esbuena e Lana Turner. Também com quatro vitórias, Adão Bednarczuk: Organdine e três com Kaki.

Jóqueis – Constante Bini venceu o primeiro Clássico Primavera, com Cocarde, depois obteve mais cinco vitórias, com Lana Turner, Baronette, Barynka, Ibiporã e Kaki.  Edgar Araújo igualou o feito de Constante Bini, vencendo a tradicional prova com Caroline di Bond, Kanaloa (duas vezes), Must Be Now, Elimba e Sol y Brilho. Brilharam com quatro vitórias: Antônio Cassante, com Bara, Fistuca, Halitéia e Mozoelita, e José Lopes Cardoso: Matuza, Ilma, Ulemar e Mozoelita.

Proprietários – O Haras J.B. Barros, com sete vitórias, brilhou intensamente com extraordinárias éguas defendendo suas cores, sendo as três primeiras consecutivas: Kanaloa (duas vezes), Mister Be Now, Sol y Brilho, Vip Bee e Allegorie. No passado brilhou a farda do saudoso criador Luiz Gurgel do Amaral Valente, com as vitórias de Cut Legend, Tocandira, Donairosa e Violon Celeste. A farda do saudoso Gustavo Schille brilhou três vezes consecutivas, através da extraordinária Kaki.

Criadores – Entre os criadores o destaque foi do Haras J.B. Barros, com as excelentes éguas que, sem dúvida, enaltecem o modelar estabelecimento de criação do puro-sangue inglês. O Haras Paraná, porém, também destacou-se com seis vitórias sendo três de Kaki, duas de Ibiporã e Organdine. Destaque, ainda, para o saudoso Manoel César, com as vitórias de Cautivadora e duas de Baronette. 

Voltar ao topo