Em sua primeira competição oficial em 2019, o ginasta Arthur Zanetti avançou nesta quinta-feira à final da disputa das argolas na etapa de Melbourne da Copa do Mundo, na Austrália. Com a nota 14.700, ficou na terceira posição e disputará medalha neste sábado, a partir das 4 horas de Brasília (18 horas no horário australiano).

continua após a publicidade

Esta é a segunda competição do campeão olímpico na temporada – a primeira foi o Woga Classic, realizado em Dallas, nos Estados Unidos, que não conta pontos. A opção do técnico Marcos Goto para o ano pré-olímpico foi fazer competições preparatórias ao Mundial de Stuttgart, na Alemanha, de 4 a 13 de outubro, um pouco mais cedo em comparação com outros anos.

continua após a publicidade

“Nas argolas fiz uma série com um décimo a menos. Não apresentei minha série oficial e estou em terceiro, com 14.700. Na final talvez a gente faça a série oficial. Ainda vamos analisar se vamos ou não fazer agora. Esta é uma competição bem forte e dá para melhorar nas argolas na final. Eu tive um pouco a mais de desconto em dois elementos que eu sei que dá para melhorar e, na final, tirar pelo menos 15 ou próximo de 15”, disse Arthur Zanetti.

continua após a publicidade

“A minha série de solo foi boa, gostei. Por ter sido uma apresentação de início de ano acho que foi a melhor série que eu fiz até hoje… Não teve muito pulo grande, gostei muito. Só que aqui é uma competição que está muito forte e estou como primeiro reserva (nono, com 13.766) – só saberei se farei a final no sábado, se alguém desistir”, afirmou o ginasta, que nesta sexta-feira fará também a qualificação do salto. Os oito melhores avançam à final, marcada para domingo.

Os objetivos maiores de Arthur Zanetti nesta temporada pré-olímpica são brigar por medalhas, individual e por equipe, nos Jogos Pan-Americanos, em Lima, no Peru, em agosto. E depois conseguir a vaga olímpica para o Brasil no Mundial de Stuttgart – as oito primeiras equipes asseguram vagas para os Jogos de Tóquio-2020.

O próximo compromisso do campeão olímpico será a primeira competição por equipe do ano: a DTB-Pokal Team Challenge 2019, de 15 a 17 de março, na Alemanha. “Agora a equipe ainda não estará em sua melhor forma. Mas, no Pan, o time tem de estar bem alinhado, em provavelmente 90% da performance, para o Mundial”, completou.