Arsenal e Schalke 04 querem vencer para avançar na Liga

O Arsenal recebe nesta quarta-feira o eliminado Montpellier, pela quinta rodada do grupo B da Liga dos Campeões da Europa, tentando recuperar a liderança da chave, que atualmente está com o Schalke 04, que jogará em casa contra o Olympiacos.

O time inglês está com sete pontos na tabela, um a menos que o time de Gelsenkirschen. Os gregos, terceiros colocados, têm seis pontos e ainda têm chances de classificação. Na última posição está o atual campeão francês, com um ponto. Caso Arsenal e Schalke saiam vencedores de seus jogos, os dois garantem vaga na próxima fase.

Os ‘Gunners’ chegam a disputa continental como uma das equipes mais irregulares entre as principais da Europa, mas embalados pela bela virada sobre o rival Tottenham, no último sábado, que teve destacada atuação do trio formado por Theo Walcott, Lukas Podolski e Olivier Giroud.

Para o duelo contra o Montpellier, o técnico Arsène Wenger não terá a disposição o volante francês Abou Diaby, que se recupera de lesão muscular, e o atacante marfinense Gervinho, que apresenta problema no tornozelo. O meia tcheco Tomas Rosicky é outro que segue fora, com contusão no tendão de aquiles.

Por outro lado, o comandante do Arsenal poderá contar com o goleiro polonês Wojciech Szczesny, que retornou à meta da equipe londrina no clássico do fim de semana. Assim, o camisa 1 poderá fazer sua estreia na Liga dos Campeões, já que o italiano Vito Mannone foi o titular nas quatro primeiras rodadas do torneio.

O Montpellier mantém chances remotas de terminar na terceira colocação do grupo B e, assim, ganha o direito de disputar a fase 16 avos de final, da Liga Europa. No clube, contudo, a grande preocupação é para que se consiga o afastamento da zona de rebaixamento do Campeonato Francês, do qual o time está apenas dois pontos distante.

Entre os diversos desfalques do técnico René Girard, o principal é o experiente zagueiro Hílton, ex-Paraná Clube. O defensor brasileiro foi titular do Montpellier nas quatro primeiras rodadas e amanhã deverá ser substituído por Abdel El Kaoutari.

O Schalke 04, por sua vez, precisa apenas de uma vitória sobre o Olympiacos para garantir classificação às oitavas de final. Se vencer e o Arsenal for derrotado, o time do artilheiro Klaas-Jan Huntelaar garante, de quebra, o primeiro lugar na chave.

Invicta em casa, a equipe alemã deverá ter mudanças no time titular. A principal dela é a saída do holandês Ibrahim Affelay para a entrada de Julian Draxler. Outra mexida é forçada, pela ausência do lateral direito Atsuto Uchida, contundido. Assim, Joel Matip deverá ganhar vaga na zaga e Benedikt Höwedes jogaria deslocado na lateral.

Para a difícil missão de vencer na Alemanha e entrar na zona de classificação para às oitavas de final, o Olympiacos contará, ao menos, com todo o elenco. A principal esperança da equipe para conquistar bom resultado é o atacante Kostas Mitroglou, que nas últimas seis vezes que entrou em campo anotou seis gols.

Prováveis escalações:

Arsenal: Szczesny; Sagna, Mertesacker, Koscielny e Vermaelen; Arteta, Cazorla e Wilshere; Walcott, Podolski e Giroud. Técnico: Arsène Wenger.

Montpellier: Jourdren; Yanga-Mbiwa, Congré, El Kaoutari e Bedimo; Marveaux, Saihi, Camara, Belhanda e Mournier; Charbonnier. Técnico: René Girard.

Árbitro: Firat Aydinus (Turquia), auxiliado pelos compatriotas Serkan Ok e Alek Tascioglu.

Estádio: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra).