O argentino Juan Martin Del Potro venceu hoje o suíço Roger Federer, número um do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (5-7) e 7/6 (7-3), e conquistou o título do ATP 500 da Basileia.

continua após a publicidade

Antes da derrota para Del Potro, Federer tinha o excelente retrospecto de 33 triunfos nos últimos 34 jogos na competição. A única derrota do suíço, hexacampeão do torneio nesse período, foi para Novak Djokovic na decisão de 2009.

Sétimo do ranking mundial, Del Potro tinha conquistado na semana passada o título do ATP de Viena. O argentino tinha garantido durante a semana uma vaga nas Finais da ATP, que será realizado de 5 a 12 de novembro, em Londres.

Até agora já estão garantidos o suíço Roger Federer, o sérvio Novak Djokovic, o escocês Andy Murray, o espanhol David Ferrer e o tcheco Tomas Berdych. O espanhol Rafael Nadal, quarto do ranking, anunciou que não terá condições físicas de participar do torneio.

continua após a publicidade

Para as outras duas vagas restantes para as Finais da ATP, quatro tenistas estão na briga: os franceses Jo-Wilfried Tsonga e Richard Gasquet, o sérvio Janko Tipsarevic e o espanhol Nicolás Almagro.