Argentino desbanca Federer e fatura o título na Basileia

O argentino Juan Martin Del Potro venceu hoje o suíço Roger Federer, número um do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (5-7) e 7/6 (7-3), e conquistou o título do ATP 500 da Basileia.

Antes da derrota para Del Potro, Federer tinha o excelente retrospecto de 33 triunfos nos últimos 34 jogos na competição. A única derrota do suíço, hexacampeão do torneio nesse período, foi para Novak Djokovic na decisão de 2009.

Sétimo do ranking mundial, Del Potro tinha conquistado na semana passada o título do ATP de Viena. O argentino tinha garantido durante a semana uma vaga nas Finais da ATP, que será realizado de 5 a 12 de novembro, em Londres.

Até agora já estão garantidos o suíço Roger Federer, o sérvio Novak Djokovic, o escocês Andy Murray, o espanhol David Ferrer e o tcheco Tomas Berdych. O espanhol Rafael Nadal, quarto do ranking, anunciou que não terá condições físicas de participar do torneio.

Para as outras duas vagas restantes para as Finais da ATP, quatro tenistas estão na briga: os franceses Jo-Wilfried Tsonga e Richard Gasquet, o sérvio Janko Tipsarevic e o espanhol Nicolás Almagro.