Arena será vistoriada hoje pelo ministro dos Esportes

Hoje o Atlético terá uma segunda-feira de Copa do Mundo. O assunto será tema o dia todo no clube. Pela manhã, as obras na Arena da Baixada serão “vistoriadas” pelo ministro do Esporte Aldo Rebelo, que fará a primeira visita desde que assumiu a pasta, em outubro do ano passado.

A comitiva terá ainda as presenças do prefeito Luciano Ducci e do governador Beto Richa, que voltam às obras depois de quatro meses. A dupla só esteve no estádio no dia em que foi feita a cerimônia de início das obras, no dia 4 de outubro. Desde então, as informações são apenas repassadas aos mandatários públicos, sem que houvesse qualquer outra visita à Baixada.

À noite, o conselho deliberativo do Atlético, eleito em dezembro, terá uma importante reunião sobre a indicação do CT do Caju como item de penhora junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em troca do financiamento para tomada efetiva das obras. Além disso, os conselheiros devem ser informados de como está o cronograma do projeto Copa do Mundo.

O Furacão ainda não tornou públicas as etapas da obra, tomadas de licitação, prazos a serem cumpridos até o final deste ano e valores de quanto custará ao clube a readequação da Baixada. No ano passado, o antigo conselho determinou que as obras, sem os encargos, não poderiam passar de R$ 180 milhões. Hoje, segundo o portal da transparência do governo federal, o custo já está em R$ 234 milhões.

Mário Celso Petraglia, presidente do clube e da CAP S/A – empresa criada para gerir as obras – assegura que o estádio ficará pronto em dezembro deste ano, mas será inaugurado apenas na última semana de março de 2013 em comemoração ao aniversário do clube, dia 26 de março, e de Curitiba, dia 29 do mesmo mês.